Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

8ª Conferência Municipal de Cultura destaca a Diversidade Cultural em Gramado

Compartilhe:

Aconteceu nesta quarta-feira (26), a 8ª Conferência Municipal de Cultura de Gramado, com o tema “Diversidade Cultural”. O evento promoveu debates e reuniões entre diversos segmentos culturais, buscando identificar as demandas necessárias de cada setor e alinhá-las ao plano municipal de cultura, além de definir a nova composição do conselho Municipal de Política Cultural.
O secretário da cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, enfatizou a importância do evento como um elemento democrático e transformador. “O momento de escuta, debate e divergência na conferência aproxima a comunidade da democratização cultural e da valorização das diferentes origens e etnias da nossa cidade”, afirmou.

Divida em três eixos, a Conferência Municipal de Cultura de Gramado, integrante do sistema municipal de cultura, debateu a diversidade cultural a partir da fala de duas painelistas especialistas no assunto: Sátira Machado, professora, curadora do projeto RS Negro, biógrafa de Oliveira Silveira, líder do Grupo de Pesquisa Cria Negra, e Ana Paola de Oliveira, Jornalista, produtora musical, mestre em comunicação e especialista em direito autoral.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Ato contínuo, a coordenadora cultural de Gramado, Elaine Noel apresentou detalhes sobre o sistema municipal de cultura, enquanto o Secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, informou as ações desenvolvidas pela pasta para alcançar as metas do Plano Municipal.

Em seguida foi o momento da escuta ativa em que cada segmento cultural da cidade apresentou suas reivindicações à Secretaria da Cultura, e por fim, foram eleitos os novos membros que comporão o Conselho Municipal de Política Cultural.

Foram eleitos:

Artesanato
Gilselaine Farias (titular)
Priscila Manara (suplente)

Artes Visuais
Lourdes Abreu (titular)
Giovanni Bocchi (suplente)

Artes Cênicas
Lucas Fialho

Audiovisual
Renan Sandi

Dança
Deivid Noel Maciel

Literatura
Laura Kessler (titular)
Naiana Amorin (suplente)

Manifestações Populares
Polônia Cavallin

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Música
Jane Pozzo
Patrimônio Histórico
Maria Helena Accorsi

Produção Cultural
Adriano Gonçalves

Como delegados que representarão Gramado na Conferência Estadual de Cultura, prevista para outubro deste ano, foram eleitos Adriano Gonçalves, Elisabeth Bado e Ricardo Veras.