Canela,

22 de fevereiro de 2024

Anuncie

Mátria Parque de Flores é selecionado para Bienal Internacional de Paisagem de Barcelona

Compartilhe:

Foto: Divulgação.

Evento ocorre em novembro Universitat Politècnica de Calalunya

O projeto de paisagismo do Mátria Parque de Flores, criado pela JA8 Arquitetura, empresa de Florianópolis, e executado nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, foi selecionado para a XII Biennal Internacional de Paisatge de Barcelona. O evento será em novembro, na Universitat Politècnica de Calalunya e reúne trabalhos que se destacam no planeta.

A Bienal que se tornou referência mundial vai refletir este ano sobre as mudanças climáticas e como a paisagem e o paisagismo podem vir a ser uma ferramenta para mitigar os efeitos dessas mudanças. O evento ocorre entre os dias 24 e 28 de novembro, com debates, mesas redondas e mostra dos vencedores dos Prêmios de Paisagismo Rosa Barba Casanovas e o Internacional de Escolas de Paisagem. Além do encontro de profissionais, experts do paisagismo, e estudantes, a Bienal promove Mostra e catálogo do evento.

Além do Mátria, a JA8 Arquitetura tem outro trabalho selecionado na Bienal. O escritório também foi destacado pelo trabalho na Praça do Forte São Luís, em Florianópolis.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

SAIBA MAIS

Onde fica: ERS-235, Km 68, São Francisco de Paula – RS
Funcionamento: diariamente, das 10h às 18h
Informações: www.matriaparque.com.br

OS JARDINS

Os jardins paisagísticos de Matria integram-se perfeitamente com o terreno natural, aproveitando suas características distintas para moldar o design geral. A topografia guiou os caminhos, enquanto o lago se tornou o ponto central. As áreas úmidas foram preservadas como jardins naturais e a floresta tropical foi incorporada ao roteiro dos visitantes. Além disso, as características específicas de determinados locais dentro do parque ajudaram a determinar o tema e a finalidade de cada um dos 30 jardins.

A extensa pesquisa sobre a flora nativa resultou na seleção de várias espécies de plantas que se integram harmoniosamente na composição do jardim. As plantas nativas foram predominantemente escolhidas para a arborização, apresentando uma oportunidade de mostrar essas espécies em arranjos diversos e reforçar a importância de sua conservação.

Os jardins da Mátria foram pensados para promover bem-estar, alegria e uma profunda conexão com a natureza como forma de arte. O parque é um projeto em constante evolução, tendo a própria vida como sua maior aliada no cumprimento de seu propósito. Os visitantes podem mergulhar neste santuário encantador, onde a beleza da natureza reina suprema, uma pausa do mundo exterior.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O PARQUE

Aberto em 26 de novembro de 2021, o Mátria Parque de Flores oferece, além dos 30 jardins, diferentes opções de gastronomia, como pizzaria, adega, espaço de alimentação natural, piquenique, restaurante com parrilla e bufê e o Restobar, o restaurante principal à beira do lago.

Os jardins foram projetados como obras de arte, valorizando o movimento das coxilhas e a diversidade natural da região. Há pontos de atração como o Monumento à Borboleta, a escultura Deslocamento, o Meliponário, o Caminho Sensorial, os Túneis de flores (Rosas e Glicínias) e lojas com plantas, decoração, cutelaria e uma boutique.

O parque é pet friendly e os visitantes podem percorrer os caminhos a pé ou com transporte elétrico (carrinhos, bikes e scooters). A arquitetura foi criada para não interferir na natureza e trazer tranquilidade aos visitantes. Um dos prédios já foi indicado ao Golden Trezzini Awards for Architecture and Design.

Confira as redes sociais facebook e Instagram @matriaparquedeflores