Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Cabelo

OPINIÃO FORTI

Márcio Diehl Forti

OPINIÃO FORTI • União pelo Futuro

Compartilhe:

Nos últimos dias conversei com algumas pessoas sobre um dos assuntos mais discutidos pelos empreendedores em geral: Mão-de-obra qualificada. Em uma entrevista com o secretário Luciano Melo, ele me contou sobre diversas ações pelas quais sua pasta está trabalhando e também sobre o esforço em cada vez mais qualificar as pessoas. A real é que o ensino médio técnico é o que vai fazer a diferença em cidades que tem alta demanda de qualificação em setores como serviços, especificamente falando de Canela e Gramado, por exemplo.

Fiz uma visita a Teksul, Soluções em Envase, no Distrito Industrial. Conversando com o César Teixeira, um dos gestores, vi que grande parte da equipe de lá é formada no CIMOL, escola técnica sediada em Taquara. Muitos canelenses e gramadenses fizeram ali o seu segundo grau e hoje estão no mercado de trabalho recebendo bons proventos e entregando ótimos serviços a nossa indústria. Esse é um ótimo exemplo que temos há bastante tempo em uma cidade próxima a nossa.

Porque digo que o ensino médio é fundamental para o futuro da nossa comunidade? Porquê muitos jovens saem dali sem uma ideia ou até mesmo sem condições de cursar uma faculdade. Nossa cidade tem o eixo do turismo e dos serviços como grande vetor econômico. Imaginem saírem 500, 600 pessoas já qualificadas para trabalharem em parques, hotéis, restaurantes e tantos outros empreendimentos em Canela, Gramado e arredores? Você gestor não acha ótima ideia? Você pai ou responsável pelos jovens não gostaria de ter essa opção aqui em Canela, por exemplo? E você jovem: não gostaria de ganhar um salário legal e até poder depois pagar com mais tranquilidade sua própria faculdade?

• SIGA O MÁRCIO NO INSTAGRAM

Luciano e sua equipe já tiveram conversas com gente que tem interesse em desenvolver essa ideia e veem com ótimos olhos essa iniciativa. O caminho precisa ser trilhado independente de viés político. É hora de pensarmos em desenvolver as pessoas e toda a comunidade e isso não se faz em um ou dois mandatos. Canela precisa urgente olhar para o futuro mas não apenas pensando em meio-ambiente, mobilidade urbana e densidade demográfica. Precisa pensar em pessoas e como as mesmas podem fazer com que todo o projeto de cidade cresça. Nada melhor do que fazer isso com uma ótima educação e com qualificação dos seres humanos que aqui estão morando!

Privatizações ou Estatais

É chover no molhado falar do que a CORSAN faz com os moradores da região. Beira o absurdo o que acontece aqui. Obras mal feitas, desabastecimento, suporte ruim e outras questões. Muita gente defende que se privatize CORSAN, CEEE e outras estatais, como o Correio. Mas aí olhamos o que acontece com distribuidoras de energia privatizadas e o descaso das mesmas com os clientes como o que aconteceu na região sul do estado, com residências ficando sem luz por mais de dez dias. Eu ainda acho que o melhor modelo é o da telefonia. Com concorrência entre empresas, agencia regulatória atuante ligada ao governo e preços mais justos. O fato é que serviços essenciais como água e luz estão deixando a população cada vez mais indignada com a prestação dos mesmos. Seja público ou privado nenhum deles está funcionando adequadamente.