É isso que você leu no título, mas, antes, deixa eu explicar!
O prefeito Constantino reunião a imprensa para coletiva, nesta quarta (27), para falar sobre diversos assuntos. A pauta principal foi o projeto de lei que autoriza a permuta da área do Centro de Feiras pela construção de um centro de convenções no Parque do Palácio.
Orsolin diz que o projeto vai à votação e que ele tem a convicção da necessidade do centro de convenções, que agora, inclusive, mudou de nome, passa a ser centro cultural, de convenções e eventos.
A principal parte da coletiva foi a fala da diretora do Instituto Piracema, Fernanda Medeiros, empresa contratada por indicação do Ministério Público para reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente.
O Instituto Piracema realizou um estudo no Parque do Palácio e Fernanda informou, na coletiva, que disponibilizou um parecer no qual fica evidente que não há impedimento ambiental na área em que se pretende erguer o centro de convenções. Segundo ela, existe um corredor verde, mais ao fundo do parque, e a área das lagoas, que de fato são locais de preservação, mas que o restante da área, inclusive já impactada, pode ser utilizada.
A ideia de Constantino é demonstrar que algumas posições contrárias ao projeto, baseadas na questão ambiental, não possuem embasamento técnico e que o projeto não vai destruir o parque ou alguma área de preservação.
Para o prefeito, a discussão sobre o Parque do Palácio é meramente politiqueira.
Desabafo do prefeito
A coletiva também serviu para um desabafo do prefeito, que citou nominalmente alguns desafetos políticos atuais. Inclusive, prometeu processar o ex-prefeito e atual vereador, Vellinho Pinto (PDT), que teria denegrido sua honra em falas na Câmara de Vereadores.
Constantino voltou a falar sobre suas duas fontes financeiras (o salário de prefeito e a aposentadoria de professor estadual) e sobre suas propriedades, falando que sua situação financeira é humilde e que não há nada que possa implicá-lo, como um provável favorecimento, também comentado em tribuna na Câmara.
Um vice para o MDB de Canela
No início da entrevista coletiva, Constantino citou uma pesquisa realizada em Canela. Não perguntei, mas tenho comigo que foi a mesma que respondi há algumas semanas e foi tema desta coluna.
Segundo ele, o trabalho da imprensa foi muito bem avaliado em Canela.
Ainda, Orsolin disse que o MDB vai sim ter candidato à sucessão, porém, todavia e entretanto, a vírgula nesta fala foi quando disse que um dos outros partidos de Canela, provavelmente, indicará o nome para vice.
PSDB com dois secretários no Governo
Com a criação da Secretaria Municipal de Gestão Pública e a nomeação de Fernanda Wiltgen para a pasta, Constantino afirmou que segue cumprindo seu acordo com o PSDB, o qual vale até 31 de dezembro de 2024.
Alfredo Schaffer, também do PSDB segue a frente do Meio Ambiente, sendo agora duas secretarias municipais com o PSDB.
Aliás, poderá ser deste mesmo PSDB o vice do MDB na próxima eleição?
Folha domina leitores no ambiente digital
A pesquisa citada pelo Prefeito traz a Folha dominado o setor de notícias junto aos leitores canelenses. No segmento de digital, metade dos leitores nos citaram (mesmo eu achando que este número é maior do que 50%).
No segmento de veículo tradicional, somos o segundo mais citado, mesmo não tendo edições impressas desde março de 2020.
Como dizia o poeta, o novo sempre vem. O digital da Folha está aí para mostrar que é possível fazer jornalismo de qualidade e chegar em todos os leitores.