Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Coluna 360 Graus — Estudo diz que não há impedimento ambiental na área que deve ser erguido centro de convenções no Parque do Palácio

Compartilhe:

É isso que você leu no título, mas, antes, deixa eu explicar!

O prefeito Constantino reunião a imprensa para coletiva, nesta quarta (27), para falar sobre diversos assuntos. A pauta principal foi o projeto de lei que autoriza a permuta da área do Centro de Feiras pela construção de um centro de convenções no Parque do Palácio.

Orsolin diz que o projeto vai à votação e que ele tem a convicção da necessidade do centro de convenções, que agora, inclusive, mudou de nome, passa a ser centro cultural, de convenções e eventos.

A principal parte da coletiva foi a fala da diretora do Instituto Piracema, Fernanda Medeiros, empresa contratada por indicação do Ministério Público para reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente.

O Instituto Piracema realizou um estudo no Parque do Palácio e Fernanda informou, na coletiva, que disponibilizou um parecer no qual fica evidente que não há impedimento ambiental na área em que se pretende erguer o centro de convenções. Segundo ela, existe um corredor verde, mais ao fundo do parque, e a área das lagoas, que de fato são locais de preservação, mas que o restante da área, inclusive já impactada, pode ser utilizada.

A ideia de Constantino é demonstrar que algumas posições contrárias ao projeto, baseadas na questão ambiental, não possuem embasamento técnico e que o projeto não vai destruir o parque ou alguma área de preservação.

Para o prefeito, a discussão sobre o Parque do Palácio é meramente politiqueira.

Fernanda Medeiros

Desabafo do prefeito

A coletiva também serviu para um desabafo do prefeito, que citou nominalmente alguns desafetos políticos atuais. Inclusive, prometeu processar o ex-prefeito e atual vereador, Vellinho Pinto (PDT), que teria denegrido sua honra em falas na Câmara de Vereadores.

Constantino voltou a falar sobre suas duas fontes financeiras (o salário de prefeito e a aposentadoria de professor estadual) e sobre suas propriedades, falando que sua situação financeira é humilde e que não há nada que possa implicá-lo, como um provável favorecimento, também comentado em tribuna na Câmara.

Um vice para o MDB de Canela

No início da entrevista coletiva, Constantino citou uma pesquisa realizada em Canela. Não perguntei, mas tenho comigo que foi a mesma que respondi há algumas semanas e foi tema desta coluna.

Segundo ele, o trabalho da imprensa foi muito bem avaliado em Canela.

Ainda, Orsolin disse que o MDB vai sim ter candidato à sucessão, porém, todavia e entretanto, a vírgula nesta fala foi quando disse que um dos outros partidos de Canela, provavelmente, indicará o nome para vice.

PSDB com dois secretários no Governo

Com a criação da Secretaria Municipal de Gestão Pública e a nomeação de Fernanda Wiltgen para a pasta, Constantino afirmou que segue cumprindo seu acordo com o PSDB, o qual vale até 31 de dezembro de 2024.

Alfredo Schaffer, também do PSDB segue a frente do Meio Ambiente, sendo agora duas secretarias municipais com o PSDB.

Aliás, poderá ser deste mesmo PSDB o vice do MDB na próxima eleição?

Folha domina leitores no ambiente digital

A pesquisa citada pelo Prefeito traz a Folha dominado o setor de notícias junto aos leitores canelenses. No segmento de digital, metade dos leitores nos citaram (mesmo eu achando que este número é maior do que 50%).

No segmento de veículo tradicional, somos o segundo mais citado, mesmo não tendo edições impressas desde março de 2020.

Como dizia o poeta, o novo sempre vem. O digital da Folha está aí para mostrar que é possível fazer jornalismo de qualidade e chegar em todos os leitores.