Canela,

18 de maio de 2024

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Aeroporto de Vila Oliva é pauta no Ministério de Portos e Aeroportos

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Imagem: Prefeitura de Caxias do Sul

A construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha (Vila Oliva) foi debatida hoje pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, pela deputada federal Denise Pessôa (PT), pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP), pelo prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin (PP) e pelo deputado federal Maurício Marcon (PODE). O ministro sugeriu o encaminhamento de um projeto de modelagem a ser feito pelos prefeitos da região.

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POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA UM DOS PRINCIPAIS DESTINOS TURÍSTICOS DO PAÍS – GRAMADO

“Um relatório apontou que as condições climáticas de lá (de Vila Oliva) são muito mais favoráveis do que no aeroporto de Porto Alegre – ali tem muito menos incidência de neblina. Essa questão climática vai colocar esse aeroporto como sendo o principal do Rio Grande do Sul”, afirmou a deputada federal Denise Pessôa, que fez referência ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) publicado em 2020. De acordo com o documento, “Embora o Aeroporto Regional de Caxias do Sul – Hugo Cantergiani esteja distante aproximadamente 65 km de Gramado (o município mais procurado por turistas na Serra), costuma fechar com frequência devido às condições climáticas da região e tem voos cancelados ou transferidos para Porto Alegre. Sendo assim, a localização do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha possui uma posição estratégica em relação aos municípios da Região das Hortênsias (Gramado, Canela e Nova Petrópolis)”.

A cidade de Gramado recebe aproximadamente 6,5 milhões de turistas por ano e superou a cidade do Rio de Janeiro nas buscas de viajantes brasileiros no site de hotelaria e hospedagem Booking.com para as férias de julho deste ano no Brasil, destacando-se como um dos principais destinos turísticos do país.

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PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, INFRAERO E MODELAGEM

A possibilidade de uma Parceria Público Privada (PPP) que envolveria o aeroporto, a estrada de acesso, a ponte a ser construída, o terminal de carga e um eventual pedágio foi discutida. O ministro também manifestou a possibilidade de a administração ficar sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) que, por ser pública, dispensa licitação. “Digamos que você me apresenta a modelagem. Como ela funciona aqui? Passa pelo tribunal de contas e depois passa pela agência – uma de aviação, por causa do aeroporto, e outra terrestre, por causa da pista. Depois é feita uma licitação, um leilão”, apontou o ministro França. Um estudo preliminar de viabilidade do empreendimento, apresentado em junho pela empresa Infra SA, apontou que o Aeroporto de Vila Oliva terá custo estimado de R$ 520 milhões e que a estimativa é de receber até 2,5 milhões de passageiros por ano.