Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Circuito nos campi celebra os 30 anos de regionalização da UCS

Compartilhe:

Foto: Claudia Velho

Programação que enaltece as três décadas de consolidação da presença regional, quando a Universidade expandiu a atuação para além do Campus-Sede, se inicia nesta sexta-feira, dia 4, no Campus de Nova Prata. Evento terá lançamento de edição temática da revistaUCS e entrega da medalha Mérito Comunitário

Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Campus Universitário da UCS em Nova Prata será foco da atenção institucional assim como há exatos 30 anos, quando nesta mesma data se instalava a unidade universitária no município. O evento para convidados, a partir das 18h, é o primeiro do circuito nos campi que celebrará o aniversário de 30 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul (confira a programação completa a seguir).

A expansão da atuação da UCS para além dos limites do Campus-Sede, em Caxias do Sul, tem seu marco no dia 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“Celebramos o bem que foi feito em cada localidade, o desenvolvimento e a transformação que ocorreu na região de abrangência de cada campus. Estamos comemorando a realização da nossa missão e a acolhida das comunidades à nossa Instituição, os ideais traçados há 56 anos, e depois renovados nos anos 1990, de sermos uma presença significativa para a região. Porque milhares de alunos se formaram, milhares de pessoas transformaram suas vidas, nós formamos milhares de professores nessas regiões, onde prestamos inúmeros serviços e conseguimos modificar um cenário”, avalia o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, que considera o momento atual de releitura, prospectiva e reposicionamento.

O evento terá o lançamento da revistaUCS temática ao aniversário da regionalização e a entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais.

Agendas nos Campi

Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados:

  • Campus de Farroupilha: 9 de agosto, às 18h30min
  • Campus de Vacaria: 11 de agosto, às 18h30min
  • Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: 16 de agosto, às 18h30min
  • Campus do Vale do Caí: 22 de agosto, às 19h
  • Campus da Região das Hortênsias, em Canela: 29 de agosto, às 19h30min
  • Campus de Guaporé: 30 de agosto, às 18h30min

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Vocação Regional

A UCS buscou colocar-se a serviço da comunidade regional desde sua fundação, em 1967, e a expansão das atividades para outros municípios começou logo no ano seguinte, com o primeiro curso oferecido em Bento Gonçalves. Já no início de 1969, a Universidade criou o campus de Bento Gonçalves, o campus de Lajeado e o campus de Vacaria, estendendo a essas cidades sete cursos de graduação. Poucos anos depois, em decorrência de uma política do Ministério da Educação, esses campi transformaram-se em unidades isoladas, com mantenedoras próprias.

A vocação regional se consolidaria em 1993, com o Projeto de Regionalização da Universidade aprovado pelo Parecer do Conselho Federal de Educação nº 689/92 e homologado pela Portaria nº 211, de 19 de fevereiro de 1993, do Ministério da Educação. A partir desse reconhecimento legal, a UCS estreitou ainda mais a sua relação com a população regional, movimento que resultou no slogan até hoje mais emblemático da Instituição: Pés na Região, Olhos no Mundo. O desenvolvimento regional, princípio criador da UCS, tinha então sua realização a partir de uma política planejada e estruturada de descentralização que tornou-se referência entre outras instituições de ensino pelo Brasil.

Atenta às novas necessidades e demandas da contemporaneidade, a UCS segue evoluindo em sintonia com o seu tempo e com as comunidades onde está inserida.