Canela,

29 de fevereiro de 2024

Anuncie

UCS Municípios impulsiona qualificação docente em diferentes regiões do Estado

Compartilhe:

Foto: Simone Cardoso de Quadros

Somente no mês de julho, iniciativa promoveu mais de 50 atividades distribuídas entre a Serra Gaúcha, o Litoral Norte, os Campos de Cima da Serra e o Vale do Caí

O Programa UCS Municípios promoveu, durante o recesso escolar do mês julho, mais de 50 atividades de formação continuada de professores nas regiões da Serra Gaúcha, Litoral Norte, Campos de Cima da Serra e Vale do Caí. Somente nos dias 28 e 29 de julho, a Universidade reuniu de forma on-line síncrona 380 profissionais da Educação Infantil de 15 escolas de Canela, Tramandaí e Três Cachoeiras que integram a Associação Cidade das Flores. As atividades abarcaram temas como engajamento e conhecimento docente, educação e tecnologia inclusiva, contextos educativos, campos de experiência, projetualidade e ludicidade. O curso continua ao longo do mês de agosto, na modalidade a distância.

No âmbito da Coordenadoria de Extensão, a iniciativa oferece propostas personalizadas para atender às demandas de formação de instituições, entidades e comunidades escolares. “O Programa UCS Municípios tem identidade e vocação para acolher as demandas das políticas públicas na perspectiva das humanidades, da equidade e da valorização das pessoas que atuam em processos educacionais escolares e não escolares. Essa é mais uma iniciativa que destaca a UCS entre as instituições de Ensino Superior”, contextualiza o coordenador, professor Delcio Agliardi.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Recentemente, o Programa deu início à formação de professores em Campestre da Serra, de monitores e apoio docente em Guaporé, e promove capacitação a integrantes da 4ª Coordenadoria de Educação a partir de 15 de agosto, no Campus-Sede, para formar 40 multiplicadores com atuação em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ainda, a equipe presta assessoria com foco em revisitar os projetos pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ao município de Pinhal da Serra.

Dentre as novidades no contexto de atuação estarão os Cafés com Formação, programados nos campi da Instituição. A ideia é oportunizar o diálogo com os municípios para valorizar a educação pública, estimular novas práticas e fomentar formações de professores com uma visão contemporânea.

UCS Municípios

A Universidade, por meio da sua Coordenadoria de Extensão, lançou no mês de junho o UCS Municípios, programa que redesenha os objetivos e as funções do Instituto de Administração Municipal (IAM), criado em 1997. O UCS Municípios substitui o IAM, porém mantendo a missão da Universidade de atender seu compromisso com o desenvolvimento local e regional, sustentado no conhecimento, realizando pesquisas científicas e oferecendo programas de formação continuada de interesse para as Administrações Municipais, com vistas ao desenvolvimento dos municípios da região, em articulação com os demais órgãos da Universidade. “A diferença agora é que em vez de os municípios nos procurarem, nós é que vamos ao encontro deles saber quais suas necessidades do ponto de vista formativo, de serviços e de uso de nossas estruturas. Nós trocamos o nome do IAM e invertemos a lógica dos processos. Com isso, queremos reconectar os municípios com a nossa capacidade instalada de resolução de problemas”, explica o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sob responsabilidade do UCS Municípios segue atuando a Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE), mantendo suas finalidades de articulação regional, que são: propor estratégias e planos de ação relacionados ao planejamento urbano e à gestão pública, visando ao desenvolvimento regional; articular as demandas do poder público e de instâncias regionais junto aos diversos setores da Universidade, a fim de promover consultorias, assessorias técnicas, cursos de capacitação e, também, de apresentar soluções para atendê-las; captar investimentos e apresentar parcerias que visem ao desenvolvimento regional; representar a Universidade em conselhos, comitês, associações, assembleias e reuniões.

Entre os órgãos externos vinculados à ADRE estão, por exemplo, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra e o Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari – Antas.