Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

Comunidade está convidada a celebrar o primeiro ano do Instituto Hospitalar Veterinário

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Programação no sábado, 5 de agosto, no Campus-Sede, terá bênção especial aos animais concedida pelo frei Jaime Bettega. Dedicado à promoção da saúde animal, IHVET potencializou qualificação profissional e prestação de serviços em Medicina Veterinária 

Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET), inaugurado em 2022 como um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul, completou um ano de atividades no dia 8 de julho. A comunidade está convidada a celebrar o aniversário neste sábado, 5 de agosto: a proposta é reunir tutores, pacientes e equipe, que receberá o público das 14h às 16h com brindes e informações sobre os serviços prestados. Durante a programação, em frente ao Instituto, no Campus-Sede, o frei Jaime Bettega concederá bênção especial para os animais. Em caso de chuva, o evento será transferido para nova data.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Evolução nos cenários acadêmico e de serviços

Em um ano de atividades, o objetivo do Instituto Hospitalar Veterinário de potencializar a qualificação profissional aos acadêmicos e a prestação de serviços à comunidade se verifica com impactos amplificados. No cenário acadêmico, como laboratório, o contato com as rotinas oportuniza ainda mais vivências para o desenvolvimento de habilidades e competências clínicas, em análise clínica e cirurgia animal. “O grande ganho é a formação integral dos nossos estudantes, já que o ensino e o serviço são indissociáveis na Medicina Veterinária”, celebra o professor Leandro do Monte Ribas, diretor do IHVET. E essa experiência se estende para outros cursos de graduação, como Farmácia, Biomedicina e Radiologia, que ali encontram campos de estágio.

No âmbito de serviços, o docente constata o atendimento ao propósito enquanto unidade hospitalar, “de agregar valores da região e também de fora dela com foco na promoção da saúde animal”. Isso se dá a partir de atendimentos especializados nas diferentes áreas da profissão, com recursos humanos e tecnológicos para fins diagnósticos e terapêuticos a serviço da comunidade. Também, como ambiente de cooperação entre os profissionais da área – que encontram no Instituto espaço para desenvolver seu trabalho, ou que prestam serviços especializados ao IHVET.

Para além da iniciativa privada, o movimento colaborativo alcança o setor público a partir de convênios que visam contribuir às políticas públicas de saúde animal e, consequentemente, à saúde humana, considerando a prevenção de doenças zoonóticas.

Estrutura e Serviços

O IHVET está sediado no bloco 46 do Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, contemplando as instalações dos blocos 47 e 56. Modelo em saúde animal, a estrutura consiste em um ambiente hospitalar qualificado para a formação profissional integral e a prestação de serviços, sediando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A inovação, contemplada em técnicas e equipamentos, é motriz de avanços contínuos: em breve, a oferta do exame de tomografia computadorizada pelo Instituto agregará ao escopo e qualidade de diagnósticos na região metropolitana da Serra Gaúcha. Outro projeto é a implantação de exames de diagnóstico molecular com foco em algumas doenças.

Centro de referência na área, com atendimento particular por agendamento e pronto-atendimento, contempla diversas especialidades, entre atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, com enfoque em cães e gatos. Além do atendimento aos pets, os locais abrigam intervenções clínicas e cirúrgicas de animais silvestres em apoio ao Zoológico, sob demanda de órgãos públicos ambientais, e de bichos de estimação não-convencionais.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Complexo em Saúde Animal

O IHVET agrega ao complexo em saúde animal da UCS que inclui uma unidade móvel; Zoo; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.

{Relembre a inauguração}