Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

Espetáculos gratuitos em 15 municípios abordam a importância e origem da agricultura

Compartilhe:

Apresentada em escolas públicas, a peça “Do campo à mesa” será encenada entre os dias 7 de agosto à 5 de outubro

Por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da empresa John Deere, temos a satisfação de anunciar a nossa nova turnê. Ao todo serão 15 cidades contempladas em 3 estados brasileiros, contabilizando um total de 150 apresentações. 

A turnê se inicia pelo sul do país, com 50 espetáculos no estado do Rio Grande do Sul, contemplando 6 municípios, No estado de São Paulo, o projeto está previsto para percorrer 5 municípios, executando 50 apresentações e, a turnê finaliza no estado de Goiás, contemplando 4 municípios, com 50 espetáculos.

O espetáculo “Do Campo à Mesa” nos permite refletir sobre o desafio encontrado pela agricultura em alimentar a população mundial que está em constante crescimento. Para isso, os personagens se aventurarão por temas como: a origem agrícola dos alimentos; biotecnologia e a sua aplicação na agricultura; os polinizadores naturais e sua relevância para o planeta; alimentação saudável e como comer da maneira correta; a importância da higiene no combate da contaminação durante a alimentação – tudo isso abordado de forma lúdica e com atividades interativas onde as crianças terão a oportunidade de participar do espetáculo.

“Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a agricultura deve ser responsável por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em nosso país em 2023. O nosso objetivo é apresentar de uma forma artística, interativa e divertida como funciona o universo da agricultura”, afirma Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.

O Teatro Sustentável, que combina elementos tradicionais e contemporâneos, criou um formato de apresentação com aproximadamente uma hora de duração que, sem necessitar de recursos visuais sofisticados, encanta com sua simplicidade criativa.


Sinopse 

No espetáculo “Do campo à mesa” nossa trupe viaja do passado para o presente, em uma viagem no tempo, que desvenda os segredos da biotecnologia na agricultura.


Durante a encenação da peça eles mostram para os espectadores a origem dos alimentos, por que é saudável comer de forma variada e como higienizar bem os produtos antes de consumir.

O destaque acontece para uma participação especial no espetáculo: da abelha Jandaíra, que contará qual a sua importância para a agricultura e a relevância da  conservação da sua espécie.

Uma forma de tornar mais divertida e original a explicação do tema do espetáculo foi transformar objetos do dia-a-dia em itens de cena exclusivos no cenário de “Do Campo à Mesa”.

Thales Cristóvão é responsável pelo cenário e figurino e Laura Savlis cuida da direção do espetáculo. A apresentação encanta e conta uma história que transcende a narrativa. E, para conseguir esse resultado, houve um esforço enorme na produção da peça.

“Acredito no poder transformador do teatro. Nosso principal objetivo é levar essa arte às localidades onde muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro. Além do conhecimento, esse espetáculo toca as crianças em todos os aspectos da arte, com figurinos exclusivos, uma linguagem poética, e uma linda direção de palco”, conclui Christiane Deucher.
 

Serviço: Apresentações da peça “Do campo à mesa” 
Data: 07/08
Horário: 10h e 13h30
Local: EMEF Benno Bender
Endereço: Rua Inhacorá, 325
Cidade: Crissiumal

Data: 07/08
Horário: 16h
Local: EMEF Rotermund
Endereço: Av. Palmeiras das Missões, 2335
Cidade: Crissiumal

Data: 08/08
Horário: 8h
Local: EMEF Rotermund
Endereço: Av. Palmeiras das Missões, 2335
Cidade: Crissiumal

Data: 08/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Riachuelo
Endereço: Vila Planalto
Cidade: Crissiumal

Data: 09/08
Horário: 8h30
Local: EMEF Carlos Gomes
Endereço: Rua Carlos Gomes, 600 – Vila Cascata
Cidade: Horizontina

Data: 09/08
Horário: 13h30 e 15h30
Local: EMEF Monteiro Lobato
Endereço: Avenida Floriano Peixoto, 200 – Vila Colato
Cidade: Horizontina

Data:14/08
Horário: 10h30, 13h30 e 15h
Local: EM Germano Dockhorn
Endereço: Rua Amandio Jahn, 1538 – Glória
Cidade: Três de Maio 

Data:15/08
Horário: 9h, 10h30 e 13h30
Local: Escola Estadual Castelo Branco
Endereço: Rua Consolata, sn – Jardim das Acacias
Cidade: Três de Maio