Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Exposição Leonardo Loureiro [em]TRAMAS marca o início do semestre letivo no Campus 8 da UCS

Compartilhe:

Foto: Tiago Coelho

Evento de abertura, que ocorre em 8 de agosto, terá momento de conversa com o artista, Leonardo Leal Loureiro de Lima, e o curador, Lucas Strey

A Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul abre o calendário de exposições do segundo semestre acadêmico com a mostra Leonardo Loureiro [em]TRAMAS, com inauguração terça-feira, dia 8, às 19h30min. Avisitação, aberta e gratuita ao público, segue até dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.

Com curadoria do doutorando e mestre em Poéticas Visuais Lucas Strey, a exposição apresenta nove obras tridimensionais produzidas por Loureiro de 2019 a 2021. O artista, que é bacharel e mestre em Artes Visuais, desenvolve atividades na área desde 1987 e realizou exposições individuais e coletivas em diversas instituições. Loureiro também tem obras nos acervos do MARGS e do MAC/RS e participou do XVII Salão de Artes da Câmara Municipal de Porto Alegre.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na noite de abertura, o público poderá apreciar as formas articuláveis expostas no espaço e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação em conversa com o artista e o curador. De acordo com Strey, seria possível descrever o trabalho em exibição como formas tridimensionais, construídas a partir de módulos rígidos, recortados em tiras e montados de maneira articulável, mas alguns detalhes fazem com que a produção seja muito mais elaborada e complexa do que pode parecer a um olhar rápido.

Ao detalhar o que é a moldura em um quadro, Strey contextualiza que essa peça isola a obra de arte da vida comum, institucionaliza o quadro pintado, delimitando o espaço da arte. “Loureiro fatia esse elemento e ressignifica sua função, criando tramas poéticas em composições tridimensionais” explica, ao destacar que a moldura está para uma pintura assim como a base está para uma escultura. No entanto, ironicamente, as esculturas produzidas e apresentadas pelo artista não utilizam bases, sendo apresentadas de modo totalmente integrado ao ambiente expositivo.

Para ambientalizar, o curador ainda diz que as formas produzidas por esse sistema são flexíveis e mutáveis, malhas volumétricas que guardam um potencial de variação incontrolável. “Se deformam com o passar do tempo devido ao próprio peso e a força da gravidade. Quase como um organismo vivo, projetando-se ao devir. Formas de aparência leve e delicada, porém, carregadas de peso e volume que não se sujeitam à plena vontade do artista. São objetos de arte que constantemente negociam sua imagem, seja com o artista, seja com o público diante de si”, descreve o curador.

Além da Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, o público também poderá apreciar no saguão do Hotel Sky Samuara, por meio de uma parceria, uma das obras que compõem a exposição, de 9 a 30 de agosto.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

O quê: exposição Leonardo Loureiro [em]TRAMAS, de Leonardo Loureiro e curadoria de Lucas Strey, com entrada franca

Quando: abertura, com conversa com o artista e o curador, dia 8 de agosto, às 19h30min. Visitação de 9 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min

Onde: Galeria de Arte do Campus 8 e Saguão do Hotel Sky Samuara