Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Coluna 360 Graus — “O inimigo de hoje pode ser o aliado de amanhã”

Compartilhe:

A frase que abre esta coluna está entre aspas, pois, tem autor. Trata-se de Constantino Orsolin, prefeito de Canela, profetizando-a na coletiva de imprensa, na semana passada.

Após, em outros locais e situações distintas, o prefeito voltou a falar a frase, que, claro, não tem a ver com quem ele pretende fazer amizade ou convidar para um churrasco na sua casa. Tem a ver com política, pura e simples.

Dito isso, vale o registro que o PP, partido historicamente contrário ao MDB em Canela, tem conversado com representantes da atual administração e, com todos os poréns, pode estar surgindo uma aliança inusitada para buscar a vitória nas eleições 2024.

E se o PSDB quiser que Gilberto concorra?

Tem uma coisa bem interessante nas conversas sobre política. Se você escuta uma coisa e nunca mais ninguém toca no assunto, provável que não era nada. Mas, se você escuta a mesma coisa de três pessoas diferentes, na mesma semana, há fumaça e onde há fumaça…

Isso aconteceu com a possibilidade de Gilberto Cezar concorrer à Prefeitura de Canela. Escutei de duas pessoas diferentes em Canela e uma em Gramado que o PSDB estadual pode querer que Gilberto volte e dispute a eleição, afinal, Canela é uma cidade muito importante no Estado e interessa aos tucanos.

Eu já escrevi aqui que, fosse eu o Gilberto, ficaria onde estava e não voltava para concorrer. Mas, agora com essa conversa, penso que se fosse eu o PSDB, gostaria de que o partido tivesse candidato em Canela.

E aí, qual sua opinião, caro leitor?

Um novo prédio para a Câmara de Vereadores

Começa a ser tratada na Câmara de Vereadores de, tendo o presidente Jefferson Oliveira como entusiasta, a possibilidade de um novo prédio para o Legislativo Canelense.

A ideia é buscar um local longe do centro, facilitando para a mobilidade urbana. A nova Câmara também corrigiria alguns problemas enfrentados hoje, como a falta de espaço para novas bancadas e separação dos setores políticos e administrativos.

A iniciativa tem sido vista com bons olhos por quem está na política há pouco tempo, mas enfrenta resistência da velha guarda, como sempre.

Para que isso aconteça, a nova sede, há que se tenha concordância da Prefeitura, que poderia ficar com o prédio atual e utilizá-lo para colocar uma secretaria que hoje está em prédio alugado. Em contrapartida, cederia um destes muitos terrenos do Município para a construção da nova Casa Legislativa.

Além disso, Jefferson pretende retomar o processo de papel zero na Câmara, trabalhando o máximo possível com documentos digitalizados, o que evitaria, por exemplo, que processos precisem circular em meio físico entre Executivo e Legislativo.

A tal velha guarda precisa evoluir junto com a cidade, aceitando que a política muda, os tempos mudam e o novo sempre vem, como já diz a propaganda da nova Kombi.

Aliás, o Fórum já está de mudança também, para a esquina da Sete de Setembro com a Borges de Medeiros. Já não seria a hora de a Prefeitura pensar em um novo espaço?

Ninguém mais aceita a falta de opções no trânsito de Canela

Eu não sei o que Canela vai fazer, mas algo tem que ser feito. Ninguém mais aceita a falta de opções para sair da cidade, com direção à Gramado.

Algo precisa ser feito e urgentemente, não dá para esperar essas soluções paliativas de ampliação de vias e talecoisa. É necessária a criação de uma rota alternativa.

Neste sentido, os prefeitos de Canela e Gramado deveriam sentar e compor um acordo. Ideias e possibilidades existem.

Gramado é exemplo a ser seguido no esporte

Quero escrever uma coluna dedicada ao tema, mas vale o registro que estive em Gramado, na coletiva de imprensa de lançamento da Copa Laghetto Gramado de Futebol sub 16.

A competição vai contar com os gaúchos Grêmio, Inter, Juventude e a equipe da casa, o Gramadense. De fora, vem Flamengo, Palmeiras, Athlético Paranaense e Atlético MG.

O secretário de Esportes de Gramado, Lucas Roldo, está de parabéns, o prefeito Nestor está de parabéns, Gramado está de parabéns.

Quando se vê o esporte como investimento e prevenção, como uma ferramenta para mudanças sociais, tudo muda.

Gramado é exemplo para outros municípios, não apenas em fomentar o esporte, mas mostrando que este também é um veio potencial do Turismo.

Futsal é base de tudo

O Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, que esteve em Gramado para o lançamento da Copa Laghetto Gramado disse, na entrevista coletiva, que o futsal, hoje, é a base de todo o futebol, inclusive do de campo.

Acredito que para Canela, a mudança de consciência e de posicionamento passe pelo investimento no futsal e nas categorias de base.