Canela,

17 de junho de 2024

Anuncie

Evento no campus da UCS em Nova Prata dá início às comemorações dos 30 anos de regionalização

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Solenidade realizada na noite de sexta-feira, dia 4, teve a presença de prefeitos e representantes de 13 cidades daquela região

O Campus Universitário da UCS em Nova Prata foi palco, na última sexta-feira, 4 de agosto, do primeiro de uma série de eventos que celebra o aniversário de 30 anos de regionalização da Instituição. Com a presença de prefeitos e representantes de 13 cidades daquela região, a cerimônia ocorreu na mesma data em que, 30 anos atrás, era instalada a unidade universitária em Nova Prata, bem como seu primeiro curso, de Pedagogia. Nos próximos dias haverá eventos de celebração dos 30 anos de regionalização em outros seis campi da UCS pela região – confira programação abaixo.

Com a instalação de uma unidade da UCS em Nova Prata, em 1993, a cidade ganhava sua primeira instituição de Ensino Superior. Em 2015, a unidade tornou-se campus, ampliando ainda mais sua presença na região. “Nessas três décadas, já formamos mais de 1,6 mil alunos, e hoje estamos atendendo, com Ensino, serviço e ações sociais, uma população regional de 100 mil habitantes”, orgulhou-se a diretora do campus de Nova Prata, professora Rosecler Maschio Gilioli na solenidade de sexta-feira, agradecendo ao trabalho dos diretores anteriores, bem como sua atual equipe de coordenadores, professores e funcionários.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em seu discurso, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, referiu-se ao evento como uma “festa da educação”, por ter como presentes prefeitos e representantes públicos de Nova Prata e de 12 cidades daquela região. “É difícil reunir tanta força política em apenas uma noite, como estamos vendo aqui. Isso demonstra o quanto a UCS é bem recebida por essa comunidade. Somos uma entidade generosa, temos como um de nossos valores o senso comunitário, e aqui está a prova”, ressaltou o reitor, referindo-se ao campus pratense. O prefeito de Nova Prata, Alcione Grazziotin, se disse emocionado com o evento, e agradeceu à UCS por sua presença na cidade. “Somos privilegiados”, resumiu. Na ocasião, o prefeito e a diretora Rosecler receberam das mãos do reitor edições especiais da revistaUCS em comemoração aos 30 anos da regionalização.

No evento, houve também a entrega da medalha Mérito Comunitário Prefeito Hermes João Webber, um dos fundadores da UCS, que presta homenagem a pessoas e entidades destaques pela promoção de ações sociais. Receberam a distinção o prefeito Alcione, João Carlos Schmitt (In memorian), ex-prefeito de Nova Prata e ex-professor da UCS, Mario Coser, professor da UCS, e Vitor Antonio Pletsch (In memorian), também ex-prefeito de Nova Prata. A solenidade teve ainda a bênção do ex-aluno da UCS, e hoje frei, Mauri Francescatto.
Regionalização

A expansão da atuação da UCS para além dos limites do Campus-Sede, em Caxias do Sul, tem seu marco no dia 1º de agosto de 1993, com a formalização do Projeto de Regionalização, aprovado em 19 de fevereiro daquele ano. A partir da data, a UCS desencadeou a abertura de unidades nas cidades de Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria e São Sebastião do Caí, cada uma posteriormente elevada a campus, entre outras operações, como a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, e a UCS Torres. O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade resulta em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Os demais momentos de celebração com as comunidades já estão programados:

Campus de Farroupilha: 9 de agosto, às 18h30min
Campus de Vacaria: 11 de agosto, às 18h30min
Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves: 16 de agosto, às 18h30min
Campus do Vale do Caí: 22 de agosto, às 19h
Campus da Região das Hortênsias, em Canela: 29 de agosto, às 19h30min
Campus de Guaporé: 25 de agosto, às 18h30min