Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

UCS oferece segunda edição do curso de extensão sobre introdução aos e-Sports

Compartilhe:

Foto: Freepik

Realizada pela primeira vez em setembro de 2022, a qualificação é pioneira no Brasil e leva ao desenvolvimento de reflexões críticas sobre práticas e atuação no mercado de e-Sports

A variedade de temáticas abordadas pelo curso de extensão “Introdução aos e-Sports”, que será oferecido pela Universidade de Caxias do Sul de 14 de setembro a 26 de outubro, chama a atenção. A qualificação, pioneira no Brasil neste segmento, aborda desde o conceito de e-Sports à revolução mobile. Por meio de encontros on-line, pela plataforma Google Meet, as aulas estão programadas para às quinta-feiras, das 17h às 19h. O curso, que está na segunda edição, ocorreu pela primeira vez em 2022.

Destinado a acadêmicos e profissionais de Criação Digital, Jogos Digitais e também à comunidade em geral, a opção busca contribuir com conhecimentos que levem ao desenvolvimento de reflexões críticas sobre práticas e atuação no mercado de e-Sports, entendendo o ecossistema dos esportes eletrônicos e todas as suas possibilidades.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A ideia é permitir que os estudantes – mesmo aqueles sem conhecimentos prévios na área – possam entender e ampliar os saberes sobre o tema, que diariamente ganha mais relevância. De acordo com o especialista em e-Sports e professor do curso, Rodrigo Selback, a área de esportes eletrônicos testemunhou um crescimento exponencial nas últimas décadas, evoluindo de uma subcultura de jogos para uma indústria multibilionária.

“Plataformas de streaming como Twitch e YouTube permitem que os espectadores assistam a partidas ao vivo, interajam com os jogadores e acompanhem análises pós-jogo, contribuindo no desenvolvimento de uma atmosfera de comunidade”, diz Selback. O professor explica que os e-Sports têm estruturas de liga semelhantes a esportes tradicionais, com equipes representando cidades e países, como a League of Legends Championship Series (LCS) e a Overwatch League (OWL), que oferecem temporadas regulares, playoffs e finais, o que gera carreiras sustentáveis para jogadores profissionais.

Para Selback, as novas maneiras de os fãs interagirem com o jogo e os jogadores vêm sendo impulsionadas por meio da experiência oportunizada pela realidade virtual e a realidade aumentada. “Alguns países estão reconhecendo oficialmente os jogadores como atletas, proporcionando benefícios e reconhecimento semelhantes aos esportes tradicionais”, complementa.

Durante as aulas, os participantes aprendem sobre o conceito de e-Sports; a cultura e principais jogos; a indústria e o mercado de jogos digitais; as possibilidades profissionais na área; como se tornar um e-atleta; os principais campeonatos e ligas de e-Sports no Brasil e no mundo; a revolução mobile; publicidade e propaganda; e jogos e NFTs.

As inscrições estão abertas em ucs.br, na aba Extensão, até dia 8 de setembro. A atividade tem coordenação do professor Marcelo Luís Fardo, coordenador dos cursos de Criação Digital e Jogos Digitais da UCS.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

O quê: curso de extensão sobre Introdução aos e-Sports da UCS

Quando: de 14 de setembro a 26 de outubro, às quinta-feiras, das 17h às 19h

Onde: encontros on-line, pela plataforma Google MeetPrazo: inscrições abertas até dia 8 de setembro, em ucs.br