Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Resgatados vídeos históricos da fundação da UCS, em 1967

Compartilhe:

Imagens em movimento mais antigas da Instituição são produções da Michelin Filmes que integram acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS). Equipe também identificou e digitalizou conteúdo audiovisual que mostra aulas da primeira turma do curso de Medicina, em 1970 

A história de 56 anos da Universidade de Caxias do Sul é feita por muitos movimentos e recortes. Um deles, pedra fundamental à construção da trajetória, foi resgatado recentemente pelo Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS): um vídeo do evento de instalação da Instituição, no dia 15 de fevereiro de 1967, na primeira sede da Reitoria (no prédio da Catholica Domus, na Rua Os Dezoito do Forte), e a cerimônia oficial realizada no Cine Teatro Ópera (a constituição da UCS havia sido autorizada por decreto no dia 10 de fevereiro daquele ano, reunindo as Faculdades e Escolas de Ensino Superior que existiam na cidade). A ata da fundação foi assinada na presença de autoridades e de representantes da comunidade, quando o médico Virvi Ramos foi empossado o primeiro reitor.

Responsáveis pela mobilização comunitária que, em 1967, resultou na criação da UCS, Virvi Ramos, que presidia a então Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o prefeito Hermes João Webber, além de liderarem as instituições mantenedoras dos cinco primeiros cursos superiores de Caxias do Sul, que reunidas formaram a UCS, carregavam a crença de que a união em torno da implantação de uma universidade era indispensável ao desenvolvimento do município e da região.

Além dos fundadores, o vídeo da solenidade registra a presença do então núncio apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, e do secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Luiz Leissegneur de Farias. O início das obras do projeto de Cidade Universitária pode ser conferido em cenas de medição e terraplanagem do terreno preparado para receber a construção do então Campus 1 da UCS, em área no atual Bairro Universitário (este acabou não sendo concretizado, e o Campus 2 abriu espaço para a Cidade Universitária, atual Campus-Sede da UCS).

Confira na página do IMHC no YouTube.

Descoberta

O conteúdo, localizado em acervo e digitalizado pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS – IMHC, integra o filme Assistência Social e Ensino, finalizado e exibido em 1968, produzido pela antiga produtora caxiense Michelin Filmes. Conforme Anthony Beux Tessari, professor historiador que dirige o IMHC, órgão que realiza o trabalho de preservação e conservação de filmes em película e também a sua reprodução para o formato digital, a produção audiovisual foi encomendada pela administração municipal à época – uma das instituições fundadoras da UCS, e mostra ações do governo do prefeito Hermes João Webber voltadas à área social e à educação em Caxias do Sul. Cerca de dois minutos do filme, de 25 minutos de duração total, são dedicados à instalação da UCS.

“O original está em suporte de negativo de imagem de 16mm, e possuía identificação na embalagem da própria produtora, mas com descrição não condizente com o assunto. Apenas a projeção e digitalização do conteúdo, feita pela equipe do IMHC, permitiu a sua identificação, trazendo à descoberta as imagens em movimento mais antigas da UCS, precisamente as cenas filmadas no seu dia inaugural”, explica Tessari.

O IMHC realiza a conservação do acervo da Michelin Filmes desde 2008, quando foi doado à Universidade. Nos últimos meses, a equipe tem se voltado à digitalização dos materiais, após investimentos em equipamentos próprios para a finalidade, conseguidos via recursos de projetos de prestação de serviços do órgão.

A primeira grande exibição pública após a redescoberta ocorreu no Encontro da Reitoria com os Professores, no dia 17 de julho.

Aulas da Primeira Turma de Medicina

Outro vídeo do acervo da Michelin resgatado pelo IMHC, este datado de 1970 e com narração original, mostra aulas da primeira turma do curso de Medicina (que foi instalado em 1968 e teve a primeira formatura em 1973). As atividades retratadas ocorriam no então Campus 2, atual prédio do Bloco A do Campus-Sede (que hoje sedia a reitoria da Universidade) e compõem o filme-reportagem Jornal na Tela – Sul em Foco n.º 105, com nove minutos de duração total. O professor Tessari conta que algumas das produções nesses moldes eram apresentadas no início das sessões de cinema no período dos anos 1970.

A primeira exibição oficial do trecho digitalizado ocorreu no dia 30 de junho, em evento alusivo ao aniversário de 55 anos do curso de Medicina da UCS.

Clique para assistir.