Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Direito Ambiental e Sociedade

Compartilhe:

Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto, no UCS Teatro, com vagas limitadas. Programação terá concessão do título de Doutor Honoris Causa ao doutor em Ciência Política Celso Lafer, membro da Academia Brasileira de Letras e Professor Emérito da Universidade de São Paulo

Acadêmicos, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e profissionais do Direito já podem se inscrever no 1º Congresso Internacional de Direito Ambiental e Sociedade, que ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto, no UCS Teatro, e terá transmissão pelo YouTube da Instituição. Interessados devem realizar a inscrição no site até a data de início do Congresso. As vagas são limitadas.

programação terá, em sua abertura, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao doutor em Ciência Política Celso Lafer, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e Professor Emérito pela Universidade de São Paulo (USP), que palestrará sobre os 30 anos da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, abordando antecedentes, características e desdobramentos da proposição da Organização das Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O evento acadêmico visa qualificar os processos de integração entre o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul e os pesquisadores da área jurídica de outras universidades. Expandir e qualificar a imagem, nacional e internacionalmente, deste Programa Pós-Graduação, está entre as expectativas do coordenador do PPGDir, Leonardo Subtil. O professor destaca a reunião de experts em Direito Ambiental em um evento único para debater os principais temas desse segmento na sociedade. “Buscamos a inserção dos nossos cursos de mestrado e de doutorado em fóruns modernos e inovadores em termos de pesquisa científica jurídico-ambiental, tendo por base a qualificação de todos os nossos processos de ensino-aprendizagem, bem como da produção do conhecimento em Direito Ambiental”, reitera.

Subtil também enaltece as oportunidades de aprendizado dos acadêmicos de Direito e outras áreas conexas à temática. “O Congresso desponta como um fórum permanente da pesquisa jurídico-ambiental no Brasil, posicionando definitivamente a Universidade de Caxias do Sul e o Programa de Pós-Graduação em Direito como líderes em pesquisa acadêmica no Direito Ambiental brasileiro”, destaca o professor, considerando que a UCS é pioneira no país na oferta de doutorado em Direito Ambiental, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2017. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS teve início em 2001 com mestrado acadêmico em Direito.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O Congresso é uma promoção da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ocorre sob a coordenação dos professores Fábio Scopel Vanin, Leonardo de Camargo Subtil e Talissa Truccolo Reato.

Confira a programação completa e participe!