Canela,

25 de fevereiro de 2024

Anuncie

UCS concede título de Doutor Honoris Causa ao cientista político Celso Lafer

Compartilhe:

Foto: Denise Andrade

Solenidade de entrega do mais alto grau distintivo de uma universidade ocorre na próxima segunda-feira, dia 21, no UCS Teatro

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) concede segunda-feira, dia 21 de agosto, o título de Doutor Honoris Causa ao doutor em Ciência Política e professor Celso Lafer, membro da Academia Brasileira de Letras e Professor Emérito da Universidade de São Paulo. A honraria será entregue pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, na abertura do Congresso Internacional Direito Ambiental e Sociedade, que ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto, no UCS Teatro. As inscrições para o evento, que tem vagas limitadas, devem ser feitas neste site até segunda-feira. O Congresso será transmitido pelo YouTube da Instituição.

Mais nobre e de mais alto grau distintivo que uma universidade pode conceder, o título Doutor Honoris Causa homenageia personalidades que tenham contribuído de modo eminente para o progresso das ciências, letras ou artes, ou prestado relevantes serviços à cultura e à sociedade. Em 56 anos de história da UCS, o professor Celso Lafer será a 11ª personalidade a receber o título da Universidade. Será dele a palestra de abertura do Congresso, intitulada 30 anos depois – Reflexões sobre os antecedentes, as características e os desdobramentos da Declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento de 1992.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UCS, a partir da proposição dos professores Leonardo de Camargo Subtil, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir/UCS), e Edson Dinon Marques, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas. 

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Contribuições à sociedade

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Celso Lafer é Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atuou como ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões (1992/2001-2003), assim como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999). Entre 1995 e 1998, foi embaixador do Brasil na ONU e na OMC em Genebra, onde foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias, e membro do Conselho Executivo da ONU em assuntos relacionados ao desarmamento, indústria e comércio. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do Conselho de Administração da Klabin. Lafer é bacharel pela Faculdade de Direito da USP e mestre e PhD em Ciências Políticas pela Universidade de Cornell.

Celso Lafer é o 11º homenageado com o título Doutor Honoris Causa em 56 anos de história da UCS. Sete estrangeiros e três brasileiros já receberam a comenda:
– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier.
– 21/11/2019: o décimo Honoris Causa foi concedido ao professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, natural de Bom Jesus (RS), primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre o Congresso

O 1º Congresso Internacional de Direito Ambiental e Sociedade visa qualificar os processos de integração entre o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da UCS e os pesquisadores da área jurídica de outras universidades na área do Direito Ambiental. Expandir e qualificar a imagem, nacional e internacionalmente, desse Programa de Pós-Graduação está entre as expectativas do coordenador do PPGDir, Leonardo Subtil. 

O Professor destaca a reunião de experts em Direito Ambiental em um evento único para debater os principais temas desse segmento na sociedade. Subtil também enaltece as oportunidades de aprendizado dos acadêmicos de Direito e outras áreas conexas à temática. “O Congresso desponta como um fórum permanente da pesquisa jurídico-ambiental no Brasil, posicionando definitivamente a Universidade de Caxias do Sul e o Programa de Pós-Graduação em Direito como líderes em pesquisa acadêmica no Direito Ambiental brasileiro”, destaca o professor, considerando que a UCS é pioneira no país na oferta de doutorado em Direito Ambiental, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2017. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS teve início em 2001 com mestrado acadêmico em Direito.

O Congresso é uma promoção da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ocorre sob a coordenação dos Professores Doutores Fábio Scopel Vanin, Leonardo de Camargo Subtil e Talissa Truccolo Reato.