Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Instabilidades climáticas retornam ao Rio Grande do Sul

Compartilhe:

Na terça-feira (22), os ventos quentes e úmidos sopram de norte a nordeste e se intensificam em todo o Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma frente fria. Na maioria das regiões, as velocidades devem variar em torno dos 60km/h a 80km/h, podendo chegar pontualmente a 90km/h em áreas do Centro, Norte, Serra e Sul gaúcho, favorecendo transtornos associados as rajadas de ventos.

Além disso, com o avanço da frente fria as instabilidades deslocam-se sobre a Campanha, Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte, ao longo do dia. Há risco de temporais isolados podendo vir acompanhados de descargas elétricas e eventual queda de granizo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na quarta-feira (23), com a persistência da frente fria sobre o oceano, as instalibidades continuam atuando sobre a região Central, Leste, com chances de temporais pontuais acompanhados de chuva moderada a forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os acumulados sobre essa região devem ficar entre 25 e 40 mm/dia, podendo chegar a 60mm/dia de forma pontual. Ainda não se descarta rajadas de vento entre 60 a 80km/h, especialmente nas regiões Norte e Serra gaúcha.

Na quinta-feira (24), o gradual avanço da frente fria sobre a metade norte, ainda trás condições para temporais pontuais, com chuva pontualmente forte e trovoadas sobre o Noroeste, Norte, Nordeste do Estado. Nessas áreas, permance a chance de tempo severo com rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A tendência é que o tempo estável retorne na sexta-feira (25), sobre o território gaúcho, devido ao avanço de uma massa de ar seco. Além disso, as temperaturas devem diminuir em todo o Estado, com atuação do ar frio.

É importante que a população das regiões citadas tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso é muito simples, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação e a partir dai estará apto a receber as informações.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Também é possível cadastrar via whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil RS, juntamente com a Sala de Situação, através das suas redes sociais e site.

Fonte: Defesa Civil do Rio Grande do Sul