Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Coluna 360 Graus — UCS tem boas expectativas para a implantação do Curso de Medicina na Região das Hortênsias

Compartilhe:

Confesso que na última semana está faltando um pouco de perna, aqui na redação, para atender a demanda de trabalho. Continuamos focando no www.portaldafolha.com.br para manter nosso leitor atualizado com a notícia sempre em cima do lance, ainda comemorando um recorde de leitores no portal, o qual nos obrigou a realizar um upgrade em nossos sistemas para atender esta demanda de leitores.

Por este motivo não consegui levar ao ar uma matéria em vídeo sobre as expectativas da Universidade de Caxias do Sul da implantação do Curso de Medicina, aqui no Campus de Canela.

Conversei com a professora Margarete Lucca, diretora do Campus, e as expectativas são as melhores. A Universidade está pronta para este desafio e no que depende dela pode começar as aulas ainda no início de 2025.

Ocorre que estes cursos devem ser autorizados pelo Mistério da Educação e autorizados através de um edital que determina aonde e quantas vagas cada região pode ter. A partir daí, as Universidades se cadastram para preencher estas vagas.

O edital deve ser publicado a partir de 4 de setembro e a UCS vai se cadastrar para poder oferecer o Curso de Medicina aqui em Canela. “Temos tudo pronto, acreditamos que com a nossa experiência de 50 anos deste curso, em Caxias do Sul, iremos atender os pedidos do Ministério da Educação”.

A UCS vem conversando com o Governo Federal e diversos representantes de partidos políticos, pois depende apenas da análise do Ministério a entrada das vagas no edital.

Além disso, está finalizado o plano de investimento, com o projeto de construção de um bloco, já com projeto arquitetônico, para sediar as aulas.

Serão oito laboratórios que poderão ser utilizados por outros cursos na área da saúde, que poderão ser adicionados nos anos subsequentes, como biomedicina, farmácia e fisioterapia.

A ideia é que em um primeiro momento sejam cem vagas para Medicina, projeto que conta com o apoio de todos os municípios da Região e também alguns do Paranhana, isso porque o Campus de Canela poderá firmar convênios com os hospitais e os acadêmicos realizarem práticas nas casas de saúde.

Outro ponto positivo, caso o curso aconteça, tem base em dados da própria Universidade, que apontam que a maioria dos acadêmicos acabam fixando residência nas cidades onde estudaram e realizaram as atividades práticas.

Existe também a certeza de que com o curso em andamento, especializações poderão ser trazidas para Canela. Tudo isso vai impulsionar a melhoria da prestação do serviço de saúde na região.

Além disso, pode-se traçar um paralelo com o início do curso de Hotelaria em Canela, embrião do atual Campus Universitário, que fomentou a economia local e qualificou nosso setor hoteleiro, trazendo cursos como Turismo e Gastronomia, uns ligados aos outros.

A expectativa é positiva, mas ainda falta o edital. Se comtemplada a nossa Região, será um divisor de águas na área da saúde.

Seguimos torcendo pela UCS nesta empreitada, para o crescimento de Canela e Região. Na próxima semana trago a matéria em vídeo nas plataformas da Folha de Canela!

Portal da Folha com novo recorde de leitores

Não é rede social, não é Facebook, nem Instagram, são usuários que acessam matérias no  www.portaldafolha.com.br. Em julho foram mais de 170 mil notícias lidas. Em agosto, ultrapassamos 300 mil notícias lidas.

Muito obrigado a todos os nossos leitores!!!