Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Campus das Hortênsias celebra 30 anos de regionalização da UCS

Compartilhe:

Foto: Daniela Schiavo

Evento aberto à comunidade ocorre na terça-feira, dia 29, às 19h30, no auditório da unidade universitária

O Campus Universitário da Região das Hortênsias celebra com a comunidade os 30 anos de regionalização da UCS. O evento ocorre na terça-feira, 29 de agosto, às 19h30, no auditório da unidade universitária, e encerra o circuito comemorativo que passou por todos os campi rememorando a história e a importância da presença regional da Universidade de Caxias do Sul, bem como seus impactos no desenvolvimento social.

A celebração contará com homenagens a pessoas e entidades destacadas por sua atuação em prol da educação, das relações comunitárias e das ações sociais, culturais e comunitárias a partir da entrega da Medalha Prefeito João Hermes Webber – Mérito Comunitário.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“Será uma noite inesquecível por tudo aquilo que a UCS Hortênsias construiu ao longo do tempo, no sentido de se tornar uma referência no Ensino Superior e uma parceira no desenvolvimento das comunidades, em todos os sentidos possíveis”, diz a diretora do campus, Margarete Lucca.

UCS Hortênsias

No primeiro movimento de regionalização da Instituição, a UCS instalou-se na Região das Hortênsias em 1986, quando o primeiro curso superior de Hotelaria do país, iniciado na praia de Atlântida, foi transferido para Canela, onde a Universidade contava com a estrutura do Hotel Vila Verde para a prática dos futuros hoteleiros. O professor Geraldo Castelli foi o primeiro diretor da Escola Superior de Hotelaria.

Primeiro, a UCS funcionou no atual prédio da Prefeitura de Canela; depois, no prédio do extinto Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora. Só depois foi instalada na área onde está localizada até hoje (Rua Rodolfo Schlieper, 222).

O Projeto de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul, aprovado a partir do Parecer do Conselho Federal de Educação nº 689/92, homologado pela Portaria nº 211, de 19 de fevereiro de 1993, do Ministério da Educação, foi formalizado no dia 4 de agosto de 1993. Ainda antes disso, no dia 15 de março, foi inaugurado o prédio próprio para aulas teóricas da escola, na área do hotel Vila Verde, ato que demarcaria a abertura do Núcleo Universitário de Canela pela UCS. Seu primeiro diretor foi o professor Gilberto Bonatto.

No início dos anos 2000, o então núcleo abriu turmas de graduação em Letras, Pedagogia, História e Matemática, com vistas às exigências da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, para a formação de professores licenciados.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Com o Núcleo Universitário em expansão em Canela, houve aumento na oferta de cursos superiores, de modo a necessitar de maior estrutura. Por isso, em 21 de novembro de 2012, passou a ser denominado Campus Universitário da Região das Hortênsias.

Atualmente, a UCS Hortênsias oferece 11 graduações: os bacharelados em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Nutrição e Psicologia – este desde 2022, e os tecnólogos em Gastronomia, Hotelaria, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Cooperativas e Gestão de Turismo. O campus também oferta pós-graduação (especialização e mestrado), oficinas do Programa UCS Sênior e diversos cursos de qualificação e aperfeiçoamento durante todo o ano.