Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Gramado recebe 19ª exposição nacional de orquídeas Cattleya intermedia

Compartilhe:

Gramado receberá a 19ª Exposição Nacional de Cattleya intermedia, dos dias 13 a 17 de setembro, no Centro de Eventos Expogramado. O evento, organizado pelo Núcleo de Orquidófilos de Gramado (Nogra), com apoio da Prefeitura Municipal de Gramado e da Federação Gaúcha de Orquidófilos, tem entrada gratuita (incluindo estacionamento gratuito) para quem quiser conferir a exposição das orquídeas da espécie Cattleya intermedia, nativas do Rio Grande do Sul. O evento receberá ainda, nos mesmo dias (13 a 17/09), a 2ª Mostra de Bonsai Paranhana.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A expectativa dos organizadores é ter mil plantas expostas no Expogramado e receber um grande publico, incluindo mais de 500 turistas orquidófilos de outras cidades e de outros estados. “Essa 19ª edição será muito importante para a divulgação do universo da orquidofilia no Brasil, bem como para a promoção da troca de experiências entre orquidófilos e o aperfeiçoamento de modos de cultivo das orquídeas. Teremos aqui novas orquídeas sendo expostas ao público pela primeira vez. A cada nova edição do nosso evento, sempre trazemos plantas com flores e cores diferentes”, comenta Cássio Wasem, integrante do Nogra.

Segundo Wasem, estarão presentes no Expogramado 120 expositores de mais de vinte associações gaúchas, incluindo de cidades como Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Farroupillha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Lajeado, Três Coroas, Novo Hamburgo, Monte Negro, Feliz e São Sebastião do Caí. Além disso, também estarão presentes expositores de Santa Catarina e de São Paulo. A premiação é por diferentes categorias de orquídeas, sendo a principal família as das Cattleya intermedia, julgadas em suas 17 variações de cores. Haverá ainda premiação para as associações e os orquidófilos que expuserem o maior número de orquídeas e uma homenagem ao orquidófilo que se destacou durante o ano e na sua trajetória em favor da orquidofilia.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O julgamento das orquídeas expostas será realizado pelo corpo de juízes da Federação Gaúcha de Orquidófilos, no dia 14/09 das 13h às 17h. “O ponto que mais conta nesta avaliação é a cor da flor, mas também serão avaliados aspectos como a estrutura da planta, o vaso e o seu cultivo. As orquídeas avaliadas em primeiro lugar serão premiadas e haverá um pódio para as premiadas”, completa Wasem. A solenidade da premiação acontecerá no dia 15/09 às 19h, com a presença do prefeito de Gramado e demais autoridades. Na ocasião, serão entregues os troféus Orquídea de Ouro, Dr. Carlos Nelz, Associação e Orquidófilo. Além das orquídeas, também estarão expostos nos dias do evento insumos, adubos, vasos, cachepos e quase tudo que se refere ao cultivo de orquídeas.