Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Comitiva da Rota Romântica retorna da Alemanha com grandes vivências na bagagem 

Compartilhe:

Recepção com Prefeito Schuppert de Weikersheim Crédito: Francis Jonas Limberger | Divulgação Rota Romântica

Viagem técnica possibilitou muito conhecimento e abriu diversas possibilidades

A comitiva da Rota Romântica, formada por Deputados, Prefeitos, Vice-Prefeito, Secretários, Diretores de Turismo e associados, voltaram da Alemanha na terça-feira, dia 29 de agosto, após duas semanas de diversas agendas em três estados alemães, com visitas voltadas à agricultura familiar, energias renováveis e o turismo sustentável.

A viagem técnica aos estados de Saarland, Renânia-Palatinado e Baviera englobou visitas com recepções oficiais em onze cidades, incluindo uma agenda com Secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz. Intermediada pelo então Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, o encontro possibilitou muita troca de experiências e conhecimento na produção agrícola, com destaque para a agricultura familiar e energias alternativas adotadas na região. “Com o que vimos de práticas adotando as energias renováveis, tanto na agricultura como na indústria, tivemos grandes exemplos para mudanças de hábitos nas nossas cidades”, destaca Terezinha Marina Kuhn Haas, Presidente da Associação Rota Romântica.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Nos três estados visitados o Deputado Elton Weber, representante oficial da Assembleia Legislativa, entregou ofícios formalizando o interesse na celebração de irmandades ou acordos entre os estados, com o objetivo de estabelecer parcerias políticas, empresariais e culturais. Conversas foram estabelecidas para visitas de comitivas das três regiões na celebração do Bicentenário da Imigração Alemã no próximo ano.

Nas visitas às propriedades rurais e em reuniões com as administrações municipais, ficou evidente que, onde há turismo, foi agregado valor. Diversas propriedades estruturaram seus espaços visando o turismo de família e espaço de eventos com aconchego e hospitalidade. Nos locais são oferecidas muitas atividades para crianças e aproximação com animais, gerando experiências e vivências para as famílias. 

Na Romantische Strasse a maior experiência foi o trabalho coletivo e a gestão compartilhada de diversas iniciativas. “Eles entendem que cada município da rota é uma pérola e as 29 cidades formam um colar de pérolas que juntos possuem um grande significado, preservando o antigo e investindo em novos atrativos”, aponta Terezinha. 

Na região que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica há 27 anos, a comitiva vivenciou a preservação da paisagem natural e das construções dos anos de 1.500, principais motivos que levam milhares de turistas à região todos os anos. Além disso, puderam observar que cada uma das 29 cidades possui centrais de informações turísticas com folheteria de todas os municípios, além de mapas voltados à caminhadas e cicloturismo que perpassam toda a região.

“Foi uma grande experiência. Tenho certeza que cada um dos 23 integrantes da comitiva trouxe na bagagem valiosos aprendizados. E também causamos uma boa impressão aos alemães, tendo em vista que a maioria da comitiva ainda fala alemão e preserva diversas características da imigração”, enfatiza a Presidente da Associação Rota Romântica que promoveu a missão técnica.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Resumo da viagem:

32 atrativos visitados, entre castelos, museus, centro de empreendedorismo, propriedades agrícolas, associação de geração de energias e empreendimentos turísticos.

  • 29 cidades visitadas
  • 11 dias de atividades oficiais
  • 3 estados visitados visitados