Canela,

22 de fevereiro de 2024

Anuncie

Associação Dom Luiz Guanella comemora 40 anos, com festa

Compartilhe:

Foto: Diego Santos/Estratégiacom

A Associação Dom Luiz Guanella, mantenedora do Centro Social Padre Franco, comemorou os 40 anos da instituição em grande estilo

Na noite de 1º de setembro, autoridades e convidados marcaram presença no evento que contou com pronunciamentos e apresentações das crianças e adolescentes que frequentam as diversas oficinas oferecidas no Centro Social Padre Franco. Já no sábado, 2, foi a vez das famílias dos alunos assistirem as apresentações e comemorar a data, reunindo cerca de 600 pessoas.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A história teve início em 1983, quando um grupo de voluntários Guanellianos sentiram a necessidade de criar um espaço para atender crianças no bairro Santa Marta, possibilitando que as mães pudessem sair para trabalhar e proverem o sustento de suas famílias e então foi viabilizada a Creche Comunitária.  Naquela época a situação era de extrema pobreza e com inúmeras necessidades. Foi então criada a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, que iniciou seu trabalho instituindo a creche, nos fundos da Igreja Católica do bairro. O grupo de voluntários Guanellianos era formado por irmãs do Oasis Santa Ângela, pelo Padre Franco e pessoas da comunidade.  Logo depois deu-se início a construção de um prédio próprio para a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, em área doada pela Prefeitura, onde até hoje está localizada a Associação, na rua Alfredo Fritz.  Com a ajuda do Frei Hudo foi possível construir o prédio próprio da creche, inaugurado em setembro de 1992, com nome Creche Reino Encantado.

Ao longo dos anos de atuação da Sociedade, junto a Creche Reino Encantado, foi possível visualizar que havia ainda uma grande demanda no que diz respeito ao atendimento de crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular e, para suprir esta demanda foi dado início a atividades extraclasse, com intuito de que não ficassem nas ruas, em situação de exposição e risco no turno em que não estivessem na escola.

Em 1999 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passou por dificuldade financeiras e entregou a administração da Creche Reino Encantado para a Prefeitura. Neste momento, já em construção, o prédio do Centro Comunitário que recebeu o nome de Centro Social Padre Franco, passa a atuar com atendimento a crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular, com oficinas e oferta de refeições.

Em dezembro do ano de 2000 foi inaugurado o prédio do Centro Social Padre Franco e em outubro de 2003 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passa a ser conhecida como Associação Assistencial Dom Luiz Guanella através de uma alteração estatutária.

De 1983 até hoje a Associação já passou por 19 gestões, 11 presidentes e mais de 100 pessoas que fizeram e fazem parte da diretoria, que construíram e administraram esta instituição ao longo de seus 40 anos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Com o lema “Um por todos e todos por um futuro melhor” o Centro Social Padre Franco atende cerca de 250 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, no turno inverso a escola, evitando que as crianças e adolescentes permaneçam sozinhas em suas casas ou nas ruas, sujeitas a situações de riscos, de violência e de drogas. Oficinas de reforço escolar, informática, inglês, cidadania, capoeira, dança, acrobacias aéreas em tecido e lira, teatro, violão, coral, teclado, banda marcial, acrobacias de solo, dentre outras fazem parte do dia-a-dia da instituição. Além disso é servido café da manhã, almoço para ambos os turnos e lanche da tarde, sendo mais de 500 refeições diariamente, que contribuem não só para a garantia de alimentação dos alunos, como também no desenvolvimento social e combate à fome. A instituição conta ainda com equipe técnica formada por psicóloga, assistente social, psicopedagoga, equipe pedagógica e coordenação.

O presidente da Associação Maicon Moura, comemora a data: “me sinto realizado e muito feliz em poder comemorar estes 40 anos da Associação durante minha gestão como presidente. Minha história é de longa data junto a Associação. Fui um entre milhares de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição na infância e isso transformou minha vida e de minha família. Agora, já estou há seis anos aqui, retornei em 2017, como coordenador e desde 2021, como presidente. Comemorar esta data junto a nossas crianças, adolescentes, famílias, patrocinadores, apoiadores e pessoas que construíram esta história não tem preço. Assim como fazemos aqui todos os dias, tentamos tornar esta data além de festiva, memorável para todos. Parabenizo a todos aqueles que fundaram e já administraram a Associação durante estes 40 anos. Agradeço a todos que já apoiaram, que apoiam e acreditam na instituição e na realização de sonhos. Que a Associação continue por muitos e muitos anos, sendo transformadora de realidades e impactando a vida de tantas crianças e adolescentes.”