A cada ano que passa, mais serviços são regionalizados, mais referências, em termos de serviços públicos são levados para outros municípios.
Começo este texto desta forma porque, recentemente, Canela perdeu o plantão da Polícia Civil. O serviço 24 horas continua disponível, mas na Delegacia de Pronto Atendimento localizada no bairro Carniel, em Gramado. Esta DPPA irá atender Canela, Gramado, São Chico e outras cidades da região, mas é sediada em Gramado.
Por outro lado, Canela é o município com mais habitantes da região, é também o com mais registro de ocorrências, tanto atendidos pela BM, quanto pela PC. Mas, não seria Canela que deveria sediar o plantão regional, então?
Não foi. Por outro lado, o presídio está aqui e atende toda a região, se é que você me entende.
Nosso Judiciário tem duas varas, mas somente um promotor titular de Canela no MP. Gramado tem dois, mesmo sendo menor o volume de processos por lá.
UTI, em Gramado. Comando regional da BM, em Gramado. Comando dos Bombeiros, em Gramado. Delegacia Regional, em Gramado. Posto do IGP, para fazer documento de identidade, em Gramado.
E não me venha com conversa de que Gramado está melhor localizada. Em termos de trânsito consegue ser pior que Canela, uma tranqueira para entrar e outra para sair.
Tem ainda o fato de a Corsan estar destruindo ruas em Canela para aumentar a capacidade de abastecimento de água em Gramado.
Mas, então, por qual motivo tudo vai para Gramado? Bueno, são dois!
Primeiro porque Gramado tem mais força política do que Canela, tanto no Governo do Estado quanto na Assembleia Legislativa. Mais acessos, mais força mesmo. Ainda que Canela tenha mais eleitores.
Segundo porque Gramado investe. Na questão da Polícia Civil, está arcando com o aluguel da Delegacia Regional, em plena Borges de Medeiros. É um valor absurdo por mês. Antes disto, reformou o prédio para os policiais.
Aqui em Canela o apoio para a PC é comunitário, através de campanhas, Mocovi e empresários. A Civil quase tem que passar o chapéu para realizar uma melhoria na Delegacia.
Ou seja, Canela não investe e faz questão de dizer que segurança é um problema do Estado e não do Município. Mas, é aqui no Município que as coisas acontecem. Você não é assaltado no Estado do Rio Grande do Sul, você é assaltado em Canela, por exemplo.
Para uma cidade turística, segurança é essencial. É um problema do cidadão local e, mesmo não sendo obrigação da Prefeitura, deveria ser uma das suas prioridades. Mas não é!
E olha que Canela está muito bem servida de efetivo, todos muito qualificados, na BM, na Polícia Civil, Bombeiros e Patram.
Uso, então, este exemplo da Segurança Pública para mostrar como estamos sendo escanteados nos serviços regionais, ou estamos deixando nos colocar pra escanteio.
Vou encerrando por aqui e não vou falar de esporte hoje, pois estou ficando repetitivo.
Canela precisa retomar seu protagonismo regional, ou tudo vai ir para Municípios vizinhos, ficando mais distante, ficando mais difícil.
Tudo certo, nada resolvido na política canelense
Há quem ainda está espantado com a reunião/janta/lançamento do MDB de Canela, realizado (a) na última sexta (22), no Saiqui. Dizem, os militantes, que foram mais de 800 pessoas.
Lá, o atual secretário de Obras, porém vereador, Marcelo Savi, foi praticamente confirmado como candidato da sigla em 2024. Óbvio que tem que ter a convenção, tudo dentro dos prazos da Justiça eleitoral, coisa e tal.
Escrevo isso para dizer que concordo que o MDB vem forte na próxima eleição e já está trabalhando e muito, apesar de bastante gente do partido estar descontente ou fazendo força para trás.
E, porém, todavia e entretanto, diversas conversas seguem acontecendo entre os partidos. Ainda tem muito buraco para o andor da carroça, fazendo com que as melancias se ajeitem pra lá e pra cá, troquem de lado e de cor, conforme o sol.
Nada, absolutamente nada, proíbe, por exemplo, que MDB e PDT estejam juntos na próxima eleição (vou receber umas cinco ligações hoje por causa desta coluna). Já vi conversas neste sentido.
Nada, também, proíbe que o PP esteja com o MDB, nada proíbe que PP e PDT estejam com o MDB. Ah, nada proíbe que o PSDB seja novamente o vice do MDB.
Quando falo isso pessoalmente em alguns locais, certas pessoas quase que passam mal. Mas, é a política, a política canelense. Em plagas canelenses, já vi parcerias e coligações se romperem da noite para o dia e nascer uma chapa improvável, mais rápido ainda.
Você duvida, caro leitor? Eu mesmo, não coloco a mão no fogo (vide foto ao lado, capturada nesta semana).