Canela,

21 de dezembro de 2024

Anuncie

Seminário em São Francisco de Paula amplia oportunidades para produtores de ovinos

Compartilhe:

Atividade que está concentrada nas pequenas e médias propriedades e que conta com uma grande variedade de raças, a criação de ovinos foi tema do 2º Seminário de Ovinocultura dos Campos de Cima da Serra, realizado na sexta-feira (06/10), no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes, em São Francisco de Paula. O evento foi marcado por oficinas e palestras e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

Na abertura, o representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ricardo Felicetti, destacou que a agropecuária gaúcha tem a ovinocultura no seu cerne a anunciou que no final de setembro a Secretaria lançou um edital do Fundovinos, que vai permitir o uso de recursos para serem empregados no desenvolvimento da cadeia produtiva. As associações e entidades representativas do setor podem concorrer. “A ovinocultura é uma atividade muito relevante para o Estado, importantíssima, que está no paladar de muitos consumidores, na vestimenta e principalmente no imaginário do pessoal pela tradição que tem, então merece toda consideração e respeito”, afirmou.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Neuri Frozza frisou a importância de todas as entidades que têm como objetivo em comum os produtores somarem esforços para buscarem, de maneira coletiva, encontrar soluções e vencer os gargalos existentes. E destacou a importante contribuição que o seminário proporciona, através do intercâmbio de saberes, para a ovinocultura de São Francisco de Paula e municípios vizinhos.

Pela manhã, a programação do evento contou com três oficinas. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar João da Luz e Nicolas Brandt fizeram demonstrações de cortes de carne ovina, entre eles paleta, lombinho, picanha e carré, que é o que tem maior valor agregado. O objetivo foi proporcionar opções de consumo da carne ovina fracionada, a fim de estimular o consumo e a demanda, além de facilitar a armazenagem e o escoamento do produto, alavancando toda a cadeia produtiva. Em seguida, a extensionista Sandra de Moraes Silva, com o auxílio de produtores, demonstrou o preparo de receitas utilizando alguns cortes da oficina anterior, de carré com molho de damasco e contrafilé agridoce. Um grupo de mulheres participou ainda da oficina de feltragem em lã, processo usado para transformar a lã ovina em feltro, ministrada pela extensionista Rozana Moraes da Silva.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

À tarde a programação prosseguiu com palestra sobre manejo sanitário e reprodutivo, com o extensionista da Emater/RS-Ascar Luiz Ignacio Jacques. Na questão do manejo sanitário ele abordou a verminose ovina, que é um dos principais gargalos no manejo e tem como principal fonte o pasto. Jacques apresentou o Método Famacha para a identificação e tratamento contra verminose apenas dos animais que necessitem e não de todo o rebanho. Houve ainda palestras sobre comercialização de produtos da ovinocultura, com a zootecnista Tatiana de Souza, do Senar; e ovinocultura na Nova Zelândia e aplicabilidade nos Campos de Cima da Serra, com a zootecnista do Canal Sheep_nutter, Dayanne Almeida. Junto à mostra de raças de animais criados no município, o representante do Grupo de Criadores de Ovinos dos Campos de Cima da Serra (Crocs), Márcio Borges Castilhos, e o fiscal agropecuário Giuliano Suzin, da Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Francisco de Paula, também abordaram a organização de grupos e a criação de ovinos e as obrigações sanitárias.

O seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Crocs, Senar, Sindicato Rural, Associação Rural e Hospital de Caridade de São Francisco de Paula, e patrocínio da Sicredi e Sicoob.