Espaço é destinado a acolher as vítimas de violência doméstica
Na tarde de terça-feira (10/10), a Brigada Militar de Igrejinha inaugurou a Sala Lilás, localizada na sede da 3ª Companhia, um espaço específico ao atendimento de vítimas de violência doméstica.
O evento teve a presença de diversas autoridades: Capitão Lemartine Venzo, representando o comando do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, Capitão Nader Mussa Salameh Rabay – comandante da 3ª Companhia Igrejinha, Prefeito de Igrejinha – Leandro Horlle, Juíza de Igrejinha – Dra. Renata Dumont Peixoto Lima, Juiz de Igrejinha Diogo Bononi Freitas, Promotor de Justiça – Dr. Evandro Lobato Kaltbach, Defensor Público – Sr. Alcindo Pereira Neto, Presidente do Consepro – Eduardo Sirne, entre outros.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
A Sala Lilás é um espaço exclusivo e discreto para atender as vítimas de violência doméstica, para que esta se sinta segura e acolhida. Também foi criado um espaço kids, com brinquedos e entretenimento, para os menores que venham em companhia da vítima.
O espaço foi criado com o objetivo de intensificar ainda mais o vínculo com a comunidade, fornecendo apoio psicossocial e ampliar este atendimento. A ideia é que ainda seja disponibilizada doação de cestas básicas e produto de higiene íntima feminina para as famílias que estejam em situações de vulnerabilidade.
É importante destacar que a concretização desse projeto só foi possível devido ao grande apoio prestado pela Defensoria Pública de Igrejinha, CONSEPRO, COMUDICA, Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura Municipal, que juntos seguem empenhados na proteção e bem-estar da comunidade de Igrejinha.
Capitão Nader agradeceu a colaboração de todos para a criação da Sala Lilás, destacando a importância do espaço não apenas para a utilização da Brigada Militar, e sim para que todos os órgãos envolvidos no engajamento e apoio as vítimas de violência doméstica também possam realizar seus atendimentos no local.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
PATRULHA MARIA DA PENHA E PALESTRAS EM ESCOLAS
A Sala Lilás é mais uma importante conquista e junta-se aos outros trabalhos que a Brigada Militar vem desenvolvendo no combate a violência doméstica: a Patrulha Maria da Penha e Palestras em escolas de Igrejinha e Três Coroas.
A Patrulha Maria da Penha foi instituída em Igrejinha no mês de junho de 2020, tendo deste então atendido 293 vítimas e realizadas mais de 400 visitas. A atuação ocorre no pós-delito, ao acompanhar o cumprimento da medida protetiva de urgência, e igualmente, atua na prevenção, ao contribuir para a quebra do ciclo de violência e impedir que esses atos se perpetuem nas famílias e nas próximas gerações.
Neste ano de 2023, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou-se um trabalho de palestras em escolas que atende a rede municipal, estadual e particular de ensino, onde um Policial Militar conversa com os alunos sobre a importância da Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e familiar, a importância de denunciar esses casos de abusos, e ainda o apoio psicológico e jurídico disponível para as vítimas. Este trabalho já alcançou 10 escolas das duas cidades, com a participação de mais de 700 alunos.