Canela,

19 de maio de 2024

Anuncie

Golpe do falso imóvel está sendo aplicado em Canela

Compartilhe:

Entenda crime em que golpista usa fotos da internet para oferecer aluguel e enganar vítimas

Pelo menos uma imobiliária e diversos proprietários de imóveis, além de possíveis locadores estão sendo vítimas do golpe do falso imóvel, em Canela. O golpe vem sendo aplicado há algumas semanas.

Nesse crime, o interessado em alugar a casa anunciada pagava um valor para garantir o negócio, mas, depois, descobria que tinha sido enganado. Conforme ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de Canela.

O golpista anuncia o imóvel no Facebook, com fotos e informações retiradas do anúncio oficial e exclusivo da imobiliária. O imóvel era anunciado com valor bem abaixo do mercado e, para garantir a locação, o criminoso exigia o pagamento de dois meses adiantados. No caso de uma casa na região central, o valor era de R$ 800,00 por mês.

Em um dos casos, o criminoso chegou a contratar um chaveiro e trocar o miolo da fechadura do imóvel, desta forma, podia mostrar a casa ao interessado. Uma imobiliária chegou a flagrar um casal que está se mudando para Canela visitando uma casa na área central.

Os números de celular que estavam sendo usados para o golpe eram (54) 99646-2696 e (47) 98905-1046.

Como evitar o golpe de aluguel?

Baixos valores, uso das redes sociais e antecipação de pagamento são sinais que devem disparar seu alerta vermelho. Prestar atenção a estes indícios pode poupar bastante dor de cabeça e evitar que seu orçamento familiar seja comprometido pelo golpe.

Desconfie de valores excessivamente baixos

Esta regra se aplica para negociações de qualquer tipo: sempre desconfie quando o valor for reduzido demais.

Afinal, oferecer preços desproporcionalmente baixos é a abordagem preferida dos golpistas, uma vez que faz o anúncio chamar muita atenção.

Portanto, sempre faça uma pesquisa dos valores de mercado referentes ao bairro ou região de interesse, para que você tenha uma ideia clara do valor médio. 

De preferência para imóveis oferecidos por quem possua endereço físico e não fecho o negócio apenas pela internet. Não aceite vídeos prontos, pois estes podem ter sido roubados de algum outro anúncio.

Se houver resistência da parte do locador em efetuar uma videochamada, por exemplo, desconfie e evite fechar negócio!

Opte pelos serviços de imobiliárias ou corretores de confiança

Buscar indicações de imobiliárias seguras é uma ótima abordagem para evitar ser vítima de golpes.