Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Festuris realizará lançamento do Lozar, o Ano Novo Tibetano

Compartilhe:

Evento acontece nesta sexta-sexta (10), com o Ato de construção de mandala de flores

Nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 13h30, acontece no Festuris em Gramado, o lançamento oficial da terceira edição do Lozar, evento que celebra em Três Coroas a chegada do Ano Novo Tibetano. Esta celebração é uma realização da Shak Produções, sob a visão inspiradora do casal Ogyen e Drika Shak, com o apoio do Espaço Tibet e Prefeitura de Três Coroas.

A coletiva de lançamento acontece no estande exclusivo do Lozar no Festuris e contará com a presença dos organizadores e autoridades. Serão servidos alguns sabores típicos da data, como os kapsés e a tchan, a tradicional cerveja tibetana e distribuídas mini bandeiras de oração, trazendo um pedacinho da cultura tibetana aos presentes. A Diretora e Co-Fundadora do Espaço Tibet, Drika Shak lembra que “o que não falta é ritual para os tibetanos”, ressaltando “a importância de os traduzir para um contexto ocidental enfatizando seus aspectos culturais”.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O lançamento marca também a realização do Ato das Mandalas de Mil Flores, a construção gradativa de duas mandala de flores, uma representação da harmonia e unidade inspirada nos rituais tibetanos, e será realizada tanto no Festuris quanto no Espaço Tibet. As mandalas que serão construídas tem um símbolo especial: o nó infinito, representando a interdependência das pessoas, um conceito central na filosofia tibetana. E no domingo, 12 de novembro, às 10h, na Ponte Coberta em Três Coroas, as flores serão lançadas no rio Paranhana, simbolizando a disseminação da sabedoria e da paz.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Cabe destacar que o Lozar é um período de transição especial, que ocorre entre meados de dezembro e março e marca o início do ano de 2151, proporcionando um período de resguardo em vista do caos que muitas vezes nos cerca. É uma época em que as pessoas tendem a ficar mais confusas, agitadas e nervosas. Momento em que os rituais tibetanos entram em cena como ferramentas valiosas para equilibrar emoções e promover bem-estar, buscando desacelerar e conseguir forças para o ano que se inicia.

A programação do Lozar oferece uma oportunidade única de se desconectar do caos cotidiano e um bálsamo para a mente e o espírito. O Ano Novo Tibetano culminará em um grande encontro em na cidade de Três Coroas de 1º a 3 de março, com uma série de atividades significativas, com danças, melodias, oficinas gastronômicas e de bem-estar, além de rituais típicos da cultura tibetana.