Canela,

24 de fevereiro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Planejamento financeiro x orçamento financeiro • Juliana Alano 

Compartilhe:

Caro leitor, falamos muito de planejamento financeiro e provavelmente em algum momento você se deparou na internet com conceitos que não tinham nada a ver com planejamento e sim com orçamento financeiro. Orçamento, aliás, é uma palavra bastante usada no dia a dia. Acontece quando você convida um amigo para um passeio ele responde “tenho que ver se meu orçamento permite”. Muitas pessoas, no entanto, pensam que checar o orçamento pessoal é o mesmo que conferir o saldo da conta bancária, o que é um equívoco. Os conceitos acabam se confundindo porque cada pessoa faz a sua própria interpretação.

Planejamento financeiro: é a organização e controle do seu dinheiro e tudo que envolve suas finanças. Ele funciona como um guia para você ter clareza sobre o que faz com o seu dinheiro ao longo da vida, ou seja, ele é amplo.

Orçamento financeiro: é uma ferramenta com a qual o indivíduo registra sua previsão de rendas/receitas e despesas em determinado período. Desta forma, o orçamento financeiro é uma parte do planejamento.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Já vamos aproveitar que estamos esclarecendo tudo e lembrar que o orçamento financeiro pode ser de duas formas, pessoal ou familiar. O orçamento pessoal é quando você coloca apenas as suas informações, tanto de receita quanto de despesa. Agora o orçamento familiar diz respeito aos recebimentos das pessoas que moram na casa, bem como todas as despesas mensais ou custo de vida, se preferir chamar assim — sejam elas ligadas à moradia ou pessoais. Só por essa explicação e pela quantidade de moradores já é possível imaginar a confusão que pode surgir caso as contas não sejam devidamente organizadas e divididas, certo? E já vai uma dica de ouro, o ideal é definir uma pessoa que ficará responsável pelo controle financeiro, mas isso não impede que os demais participem, questionem as decisões e ajudem a manter tudo em dia, pelo contrário, quanto maior clareza todos os membros da família tiverem sobre as finanças, maiores as chances de êxito.

O caminho para se organizar financeiramente precisa iniciar de algum lugar. Se você quer planejar suas finanças, precisa dar o primeiro passo. Por mais simples que seja, como procurar informações na internet, já é um avanço na sua jornada. Mas se ainda está perdido, então é a hora de procurar orientação profissional e buscar uma mentoria financeira para guiar você no caminho certo.

Já dizia Lao Tzu “Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo.”