Ninguém atura mais a Corsan. Atual temporada tem falta d’água, casas rachadas e buracos não consertados
Acompanha a novela: foi em dezembro de 2019 que a Prefeitura convidou este colunista para acompanhar uma reunião com o então diretor de Operações da Corsan, André Beltrão Finamor.
A estratégia do Prefeito Constantino era ter a imprensa presente para registrar as promessas da companhia e trazer relatos do descontentamento da comunidade. Recordo que Finamor chegou a ficar incomodado com minha presença e participação na reunião.
Naquele ano tinha feito muito calor em dezembro e a Região estava lotada de turistas. Houveram diversos problemas com falta d’água e a Corsan sofria muitas críticas em Canela e Gramado. Ainda, Eduardo Leite iniciava sua caminhada para a venda da Corsan. Precisava aparar estas arestas.
Finamor, então, disse que com a ampliação da ETA 1 – Estação de Tratamento de Água, no Bairro São Rafael, e conclusão da adutora de água bruta, desde o Poço da Faca, tudo estaria resolvido. Em 2020, veio a Covid, não tivemos lotação turística. 2021 ainda foi fraco.
Em 2022, as obras ainda não estavam concluídas, mas, em 2023, a adutora de água bruta do Poço da Faca está pronta, assim como a ampliação da ETA 1, tanto que a Corsan está rasgando Canela no meio para levar água tratada para Gramado.
Sabe o que mudou? Nada, absolutamente nada! Continua faltando água.
Hoje, 05, falta água em diversos locais de Canela e Gramado. Recebi muitas reclamações da Vila Suzana. É sempre assim, os bairros mais altos ou os mais afastados das caixas d’água são os que mais sofrem.
Além de não conseguir fazer o básico, que é colocar água nas torneiras, a Corsan tem deixado as ruas esburacadas e rasgado Canela ao meio para ampliar a capacidade de água de Gramado.
No campo do esgoto cloacal, nenhum investimento novo. A moderníssima Estação de Tratamento Santa Terezinha continua recebendo o mesmo esgoto que recebia antes, pois a rede não foi ampliada.
Aqui no Parque do Lago e no Complexo Esportivo e de Lazer do Canelinha, seguem dois elefantes brancos construídos na gestão Jackson Müller, sem nenhum cano chegando e nenhum cano saindo. Jackson enfrenta processos judicias pelas estações obsoletas, mas, e a Corsan, que foi parceira no negócio e é a responsável por fazer a coisa funcionar?
Nem vou falar da ETE Chacrão, nova, com capacidade de operação, mas não entra em operação, ou na caixa d’água do Edgar Haack, que nunca fica pronta. Tudo é um parto de burro e quando fica pronto fica meia boca.
Aqui, mais um exemplo, a Rua Adalberto Wortmann, asfalto novíssimo, com um buraco aberto pela Corsan Há três meses, que segue assim.
Não passa um dia sem que nossa redação receba uma relação da Corsan, agora vendida, com capital privado, mas o velho jeito de trabalhar. Parece a vaquinha da música dos Mamonas Assassinas, que por onde passa deixa um rastro…
Para fechar, a Prefeitura de Canela tem que se mexer e multar a Corsan e quem sabe já trabalhar para encerrar de vez este contrato. A Corsan já foi boa, mas hoje, ninguém merece!