Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Mais moradores do bairro Três Pinheiros puderam retornar para casa

Compartilhe:

No fim da tarde desta sexta-feira (08) o prefeito Nestor Tissot e demais membros do Executivo Municipal, se reuniram com a comunidade do bairro Três Pinheiros para anunciar que os moradores da área amarela poderão retornar para suas casas já neste mesmo dia. A permissão do retorno foi possível após a realização das três etapas de obras apontadas pelo Plano de Ação, elaborado por empresas especialistas em engenharia e geotecnia: Colocação de um talude no muro de contenção da Perimetral, drenagem da água na encosta e corte das árvores de grande porte que ficavam sobre o talude.

Alguns locais que antes eram classificados como área vermelha foram reclassificados como amarelo em novo plano de ação emergencial para estabilização do risco enviado por empresas especialistas à Administração Municipal hoje. As famílias destes locais também poderão retornar. O parecer constatou que todas as ações emergenciais foram realizadas e a reclassificação das áreas foi possível graças à qualidade do trabalho realizado e diminuição dos volumes pluviométricos. “Realizamos as ações com a maior agilidade possível para poder chegar neste momento e dar essa notícia para vocês”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

As aulas na Escola Pedro Zucolotto, que estavam ocorrendo de forma provisória na Vila Olímpica da Várzea Grande, retornarão para o bairro nesta segunda-feira (11).

Nova classificação das áreas:

Locais de baixo risco de danos (área VERDE): Compreende a 81 edificações no bairro Três Pinheiros e 02 edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área retornaram para suas residências no dia 29 de novembro.

Locais de risco moderado de danos (área AMARELA): Compreende a 38 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área já puderam retornar para suas residências nesta sexta-feira (08).

Locais de risco elevado de danos (área VERMELHA): Todo loteamento Don Felipe, 01 edificação no bairro Planalto e 9 edificações no bairro Três Pinheiros. A reocupação desta área será permitida apenas após o início das obras definitivas de estabilização, com implantação de plano de reocupação específico, ou a finalização das obras definitivas de estabilização da encosta.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Vale ressaltar que poderá ser solicitada nova evacuação caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.

Demais localidades atingidas:
A Administração Municipal destaca que segue monitorando as demais áreas atingidas, como o bairro Piratini, Loteamento Orlandi e linhas rurais. Equipes técnicas seguem trabalhando para avaliar estes locais e indicar ações de prevenção.

Crédito: Ascom/PMG