A Prefeitura de Canela analisa a situação depois das fortes chuvas de sábado (17)
Canela foi atingida por uma forte tempestade, na tarde do último sábado (17). Segundo a Prefeitura de Canela, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia, que está no Aeroporto Eris Zugno, registrou precipitação de 129 mm. O volume é praticamente a média do mês inteiro de chuva. Somente entre 13h e 14h a precipitação observada na estação oficial de Canela foi de 62,4 mm, cerca de metade da média histórica do mês inteiro em tão-somente uma hora. Na hora seguinte, a estação registrou mais 45,4 mm. E na hora posterior outros 4mm.
O bairro São José foi um dos mais atingidos, tendo várias vias tomadas pela água, com forte correnteza, inundando propriedades. Durante o domingo, servidores da Prefeitura de Canela visitaram um condomínio fechado, que registrou o rompimento de um lago, durante o temporal.
O lago em questão é formado por uma das nascentes do arroio São José, que corta o bairro com o mesmo nome. Ele forma ainda os dois lagos do Parque do Palácio, o qual também transbordou.
Técnicos devem determinar, esta semana, se o rompimento do lago foi determinante para a quantidade de água registrada do bairro, que sofre com alagamentos, mas, segundo os próprios moradores, nunca com uma intensidade como a do último sábado.
Ainda, equipes da Prefeitura trabalharam no domingo (18), na liberação de vias obstruídas e em ações de limpeza, ações que continuam durante esta segunda.
A Defesa Civil Municipal orienta a população que em caso de solicitações e emergências, as autoridades devem ser acionadas pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) e (54) 9.9135-1949 (Defesa Civil).