Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Olivas de Gramado recebeu a 12ª Abertura da Colheita da Oliva no RS 

Compartilhe:

A cerimônia simbólica aconteceu na sexta-feira, 16 de fevereiro, no empreendimento da família Bertolucci.

O Olivas de Gramado, reconhecido como um dos pioneiros em olivoturismo no Brasil, sediou na última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a 12ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2024. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura de Gramado, teve como correalizador o empreendimento da família Bertolucci, contando com a presença de autoridades, imprensa e produtores.

A cerimônia incluiu painéis sobre olivoturismo e sustentabilidade, além da assinatura de um convênio entre o Ibraoliva e o Ministério da Agricultura e Pecuária para fiscalização e pesquisa de qualidade de azeites comercializados online.

André Bertolucci, sócio-proprietário do Olivas de Gramado e diretor de olivoturismo do Ibraoliva, expressou solidariedade aos produtores que enfrentaram perdas nos olivais devido às chuvas de 2023, ressaltando a resiliência da oliveira e a perspectiva de uma excelente safra em 2025.

Destacando o olivoturismo como um nicho de mercado que agrega valor ao destino, Bertolucci enfatizou a necessidade de dedicação e investimento a longo prazo para obter retorno, especialmente em momentos de redução na produção de azeite.

Renato Fernandes, presidente do Ibraoliva, abordou a bianualidade na produção de azeite, prevendo uma colheita com redução de carga de fruta devido à sazonalidade.

O governador Eduardo Leite reafirmou o apoio aos olivicultores, destacando a importância da qualidade e da fiscalização na comercialização do azeite, visando proteger os consumidores de práticas desleais.

O Parque Olivas de Gramado, onde ocorreu o evento, oferece diversas experiências aos visitantes, incluindo tours, trilhas, degustações e atividades como piqueniques e passeios a cavalo, contribuindo para promover o olivoturismo na região. O parque funciona de quinta até terça-feira, das 10h30 às 18h, oferecendo uma ampla gama de atividades para os interessados em explorar o mundo do azeite e da agricultura local.

Olivas de Gramado
Funcionamento:
 Das 10h30 às 18h, de quinta a terça-feira. Quarta-feira fechado.
Local: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova – Gramado/RS
Ingresso: a partir de R$ 69 (promoção “Verão no Olivas”) válido até dia 8 de março de 2024.. Crianças até 11 anos são isentas. As regras de meia entrada devem ser consultadas no site.
Fone/Whats: (54) 99610.7626
Site: www.olivasdegramado.com.br
Instagram: @olivasdegramado
Facebook: www.facebook.com/olivasdegramado