Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

2.0 Planejamento Financeiro

Compartilhe:

Caro leitor, vamos iniciar nesta semana a segunda etapa da nossa jornada dentro da educação financeira, nas colunas anteriores nós abordamos a mentalidade financeira, onde entendemos que são as emoções que determinam como utilizamos o dinheiro e o que ele significa, abordamos a importância de falar sobre ele, um pouquinho da história, o que é dinheiro racional e emocional, a energia do dinheiro e a clareza para conquistar os sonhos. Caso você perdeu alguma edição corre lá e acessa que elas ficam disponível aqui no Portal da Folha.

Nessa segunda etapa o que precisamos trilhar com muito carinho é aquilo que as pessoas negligenciam com muita recorrência, o famoso planejamento financeiro. Num contexto geral ele não nos ajuda somente a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas proporciona segurança (qualidade de vida). Aqui o objetivo é entender o que é planejamento, quais as ferramentas podemos usar, relação de planejamento x orçamento. Também será necessário apreender o que é inteligência financeira, os objetivos financeiros e por onde começar a organizar tudo isso.

Importante lembrar que o planejamento funciona como um guia para você ter clareza sobre o que fazer com o seu dinheiro ao longo de toda a vida, sendo a organização e controle do seu dinheiro e tudo que envolve suas finanças. Com o planejamento que você começará a organizar todas as ideias para colocar em prática.

Muitos associam o planejamento financeiro como algo chato e burocrático, mas já adianto que ele não deve ser, afinal faz parte do nosso dia a dia, para tudo existe um planejamento mesmo que inconsciente, você acorda e já sabe as coisas básicas que precisa executar, porque com as suas finanças seria diferente? Então fica o convite para você que quer dar o segundo passo em direção a uma vida mais tranquila financeiramente falando, não perde nossos papos semanais. Te encontro por aqui!