A plataforma tecnológica Flutua, uma iniciativa do Sindtur Serra Gaúcha, vem recebendo elogios do setor hoteleiro de Gramado.
Falando da plataforma, Matheus Fiorezze, da Fioreze Hotéis, afirma que o sistema Flutua tem sido um aliado essencial para a Rede Fioreze, “com ele estamos conseguindo aprimorar a tomada de decisões diárias, principalmente por possuir acesso detalhado ao perfil dos turistas que visitam a região”, disse. O hoteleiro complementa ainda afirmando que a empresa acredita que “o Flutua vai cada vez mais contribuir para o sucesso da Serra Gaúcha como destino turístico, elevando a qualidade das operações e fornecendo insights valiosos para a gestão local”, conclui Fiorezze.
Também para o hoteleiro Cristiano Doval do Hotel Canto Verde, “o Flutua tem sido uma das ferramentas mais assertivas em termos de dados e gestão”. Uma das possibilidade em termos de estratégia que o sistema oferece vem sendo utilizado pelo Canto Verde Hotel. “Temos utilizado juntamente com nossa empresa de tráfego pago pelo Flutua, é verificar cidades/estados que mais tem fechado reservas para determinado período futuro, e destinar orçamento de tráfego para esta região de maneira que se possa surfar esta demanda de forma mais assertiva”, disse Cristiano. Para ele, o Flutua é considerado o top 10 das melhores ferramentas de gestão disponíveis ao setor.
Já Adriano Correa da Monte Felice Hotéis, utilizar o Flutua tem sido fundamental para a empresa. “Utilizamos como uma ferramenta complementar e importante para nossa estratégia de preços e benchmarking, a fim de entender nossa posição frente a outros hotéis da região e situar nosso desempenho de vendas em determinado momento. Também, em conjunto com outras informações coletadas pela equipe, nos baseamos para avaliar ações específicas e campanhas para aumento do Revpar de nossos hotéis”, relatou.
Isso mostra a importância da plataforma tecnológica e as reais possiblidades de planejamento que o trade turístico pode ter à disposição.
São informações que podem ser analisadas desde a data e período de ocupação hoteleira, eventos, possibilitando ainda uma análise do perfil do visitante, taxa de ocupação para melhor planejamento da movimentação turística, permanência média nas cidades, entra tantas outras vantagens. Lembrando que os dados do Flutua são extremamente confidenciais.
“Estamos muito felizes com o sucesso dessa nova fase do Flutua e mais felizes ainda com a proporção que o projeto está tomando. Os setores da gastronomia e atrativos estão analisando como será o movimento e tendo uma melhor visualização de como estará o movimento das cidades. Já a hotelaria está conseguindo analisar detalhes conforme o Feedback dos próprios gestores, os comentários deles já dizem muito sobre o futuro do projeto. Estamos muito entusiasmados”, comenta Lisa Gottschalk, executiva do SindTur e gestora do projeto.
O Flutua é uma realização do Sindtur Serra Gaúcha com a parceria e patrocínio da Sicredi Pioneira e SEBRAE RS. O desenvolvimento técnico é feito pela Neoplot, empresa especializada em inteligência de negócios.