Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Coelho e Kikito de chocolate são esculpidos ao vivo na 9ª Páscoa em Gramado

Compartilhe:

O segundo final de semana da avant première do Chocolat Gramado – Festival Internacional do Chocolate Artesanal contou com a presença de algumas estrelas do Chocolat Festival. O lançamento fez parte da programação da 9ª Páscoa em Gramado. Além de palestra e degustação de cacau e chocolate de origem, a prévia do evento, que será realizado em 2025, contou com o Atelier do Chocolate na Rua Coberta.

O chef Leo Vilela comandou o espaço e produziu duas esculturas de chocolate ao vivo. O artista confeccionou um coelho temático, que recebeu o nome de Coelho Gaúcho. Botas, bombachas, lenço no pescoço e cuia de chimarrão foram esculpidos com riqueza de detalhes. Vilela ainda presenteou Gramado com uma réplica de chocolate do Kikito, prêmio do Festival de Cinema de Gramado. Os dois trabalhos ficarão em exposição na Escola de Gastronomia do Senac Gramado.

Conforme Bruno Bethonico, head da M21, responsável pelo Chocolat Festival, foram utilizados mais de 100 quilos de chocolate na confecção das esculturas. Os trabalhos começaram na sexta-feira (22) e foram encerrados no domingo (24). Nas 36 horas de produção das estátuas, o professor de confeitaria contou com auxílio da professora do Senac Gramado, Sandra Barth, e das alunas Ana Maria Ulghim e Sílvia Monteiro.

PROGRAMAÇÃO INTENSA

Em sua avant première, o Chocolat Gramado 2025 teve, ainda, palestra com o produtor de cacau e chocolate Henrique Almeida no sábado (23). De forma descontraída, o produtor baiano passou informações importantes sobre a história do cacau no Brasil e a importância do Estado da Bahia no cenário nacional e internacional. O destaque ficou por conta da degustação do cacau. “A maioria das pessoas nunca havia provado o sabor da fruta. A qualidade da amêndoa do cacau brasileiro para a produção do chocolate foi um dos temas abordados”, frisa Bruno Bethonico, head da M21.

O público também pode degustar chocolate de origem durante os três dias da prévia do grande festival que será realizado no próximo ano. O Choco, mascote oficial do Chocolat Festival, marcou presença na Rua Coberta no encerramento da avant première. “Tivemos uma prévia do grande festival que vai acontecer em Gramado durante a Páscoa de 2025”, prevê Bethonico.

Com 25 dias de atrações gratuitas, a 9ª Páscoa em Gramado vai até 31 de março de 2024. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Vitivinícola Jolimont. Copatrocínio: Havan. Apoio: Florybal Chocolates, RBT Internet e Pagbank Banco Completo. Hospedagem oficial: Laghetto. Colaboração: Casa Lúdica Gramado e Fecomércio Sesc/Senac. Apoio institucional: Achoco Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas e Leão Produções. Financiamento: Pró Cultura, Secretaria de Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress