Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Do tradicional ao inédito: batata é grande destaque no mês de abril em São Francisco de Paula 

Compartilhe:

Burger na brasa com pão de batata é um sucesso. Foto: Carolina Andriola

O 5º Festival Gastronômico da Batata, que acontece de 12 a 14 de abril, reunirá 8 restaurantes locais com receitas à base de batata

São Francisco de Paula promove de 12 a 14 de abril a 5ª edição do Festival Gastronômico da Batata, que acontece pelo segundo ano na praça Podalyro Alves da Silva. Ao todo, 8 restaurantes locais apresentarão suas receitas com a batata como estrela principal. A entrada é franca e os tickets para alimentação variam entre 25 a 40 reais. 

No cardápio, nesta quinta edição, o tradicional bolinho de batata ralada retorna para sua quinta participação no Festival, enquanto outras receitas chegam pela primeira vez para compor o time local, como a batata com farofa e charque assado apresentado pelo CTG Rodeio Serrano, conhecidos pela tradicional comida campeira.  Entre as opções também estão a pizza estilo napoletana com massa feita à base de batata, churrasco no pão acompanhado de fritas, bolinho de bacalhau e violinha com fritas, além de batata recheada. 

 O Café São Bernardo participa pela quarta vez do evento este ano. Tatieli Pereira Gil, proprietária do Café, conta que o Burger na Brasa com pão de batata, parte do cardápio este ano, surgiu na primeira edição do Festival Gastronômico da Batata, quando a receita de pão de batata caseiro foi recriada através de uma receita tradicional passada de mãe para filha “Mas foi em outro Festival, o Beatle Festival, que juntamos o já conhecido pão de batata com hambúrguer. Assim nasceu o Burger Beatle que já apresentamos em algumas ocasiões desde então. É sempre um grande sucesso”, relembrou. 

O São Bernardo é uma coffee house tipicamente serrana localizada dentro da casa dos proprietários. Cada item da decoração tem uma história e os produtos servidos são artesanais e regionais.

A Batata em São Chico

O Festival Gastronômico da Batata foi pensado para valorizar a batata, considerando principalmente que São Francisco de Paula é um dos maiores produtores no país do tubérculo. O evento já atraiu milhares de turistas em suas quatro edições e serviu milhares de pratos à base de batata. 

A batata movimenta anualmente R$ 600 milhões/ano no município, gerando ao todo mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos de acordo com a Secretaria de Agricultura, Ela é o terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. Estima-se que 1 bilhão de pessoas consomem batata diariamente. A produção anual em São Chico é de 150 mil toneladas/no, no mundo, supera 330 milhões de toneladas e, segundo pesquisadores, a batata é uma das armas mais importantes para a humanidade no combate à fome no planeta.

A programação

O Festival conta com programação musical durante os três dias de evento. O chef italiano Don Fabrizio, que comanda o restaurante Don Fabrizio em Arraial d’Ajuda, é embaixador desta edição do Festival e omandará uma aula show com receita inédita à base de batata, o chef Wladimir Paiva, a frente do Parador Cambará, comandará um painei sobre cozinha de natureza, já o Chef Felipe Andreis , a frente do Nonno, em Gramado, apresentará um painel sobre charcutaria. Lilian Ceolin, da Emater, fica responsável por um painel sobre o queijo serrano. A programação segue com um bate-papo com produtores locais de batata. 

Confira os restaurantes participantes:
Pizza estilo napoletana feita com massa de batata | Don Giuseppe
Batata com farofa e charque assado | Cozinheiros de São Chico
Bolinho de batata com linguiça e opção vegetariana | Big Pão
Churrasco no pão com fritas | Ai Ki Fome
Bolinho de bacalhau ou violinha com fritas | Terra e Mar
Burger na brasa com pão de batata e molho barbecue com fritas | Café São Bernardo
Batata recheada ao molho de linguiça, cebola e bacon (opção vegetariana) | Doce Café
B­­­atata frita, queijo, cheddar ou catupiry e baco­n | Boi Nobre