Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

2.3 Relação entre planejamento X orçamento

Compartilhe:

Caro leitor, nós já falamos sobre o que é a importância do planejamento financeiro e também sobre as ferramentas que nos ajudam com a organização da gestão, hoje nós vamos falar sobre a relação entre planejamento e orçamento.

Falamos muito de planejamento financeiro e provavelmente em algum momento você se deparou na internet com conceitos que não tinham nada a ver com planejamento e sim com orçamento financeiro. Orçamento, aliás, é uma palavra bastante usada no dia a dia. Acontece quando você convida um amigo para um passeio ele responde “tenho que ver se meu orçamento permite”. Muitas pessoas, no entanto, pensam que checar o orçamento pessoal é o mesmo que conferir o saldo da conta bancária, o que é um equívoco. Os conceitos acabam se confundindo porque cada pessoa faz a sua própria interpretação, porém para colocar ordem na casa, gostaríamos de deixar bem claro os conceitos de cada um.

Planejamento financeiro: é a organização e controle do seu dinheiro e tudo que envolve suas finanças. Ele funciona como um guia para você ter clareza sobre o que faz com o seu dinheiro ao longo da vida, ou seja, ele é amplo.

Orçamento financeiro: é uma ferramenta com a qual o indivíduo registra sua previsão de rendas/receitas despesas em determinado período. Desta forma, o orçamento financeiro é uma parte do planejamento.

Já vamos aproveitar que estamos esclarecendo tudo e lembrar que o orçamento financeiro pode ser de duas formas, pessoal ou familiar. O orçamento pessoal é quando você coloca apenas as suas informações, tanto de receita quanto de despesa. Agora o orçamento familiar diz respeito aos recebimentos das pessoas que moram na casa, bem como todas as despesas mensais ou custo de vida, se preferir chamar assim— sejam elas ligadas à moradia ou pessoais. Só por essa explicação e pela quantidade de moradores já é possível imaginar a confusão que pode surgir caso as contas não sejam devidamente organizadas e divididas, certo? E já vai uma dica de ouro, o ideal é definir uma pessoa que ficará responsável pelo controle financeiro, mas isso não impede que os demais participem, questionem as decisões e ajudem a manter tudo em dia.

Para cada especialista em educação financeira possui um modelo de orçamento financeiro, temos aqueles que costumam utilizar o bom e velho caderno e existem aqueles que gostam de usar o computador e para isso temos o queridinho Excel. Não importa em qual lugar você vai fazer, importa mesmo é que você faça!