Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Operação conjunta entre Patram de Canela e Secretaria de Meio Ambiente de Nova Petrópolis resulta na prisão de duas pessoas por crime ambiental

Compartilhe:

Na última sexta-feira (12), membros da Patram de Canela conduziram uma operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Petrópolis. A ação teve como objetivo fiscalizar empreendimentos denunciados por atividades irregulares, além de atender a uma demanda do Ministério Público local referente a alertas de desmatamento emitidos pelo sistema de monitoramento ambiental MapBiomas.

Durante a operação, foi realizado um levantamento ambiental da supressão em questão. Como resultado, uma oficina de chapeação de veículos foi interditada por operar sem licença ou alvará. O responsável pelo estabelecimento, que já havia sido previamente notificado para regularizar sua situação, foi preso em flagrante por crime ambiental. Após assinar um Termo de Compromisso de Comparecimento no Fórum do município, foi liberado.

Além disso, durante a fiscalização, foi constatado o lançamento de esgoto cloacal a céu aberto em um Lar de Idosos. O estabelecimento, que abriga aproximadamente 60 pessoas, não possuía um sistema de esgoto adequado, resultando no extravasamento das fossas para o terreno vizinho, desaguando em um açude e posteriormente em um curso de água.

Diante dos flagrantes, o responsável pelo Lar de Idosos foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia para o devido registro das ocorrências. A ação conjunta entre as autoridades locais reforça o compromisso com a preservação ambiental e o combate a práticas ilegais que prejudicam o ecossistema e a qualidade de vida da população.