Canela,

17 de junho de 2024

Anuncie

5º Festival Gastronômico da Batata vendeu mais de 2 toneladas de batata

Compartilhe:

Ao todo, foram vendidas cerca de 2,7 mil refeições durante os três dias de evento

São Francisco de Paula promoveu no último final de semana o 5º Festival Gastronômico da Batata, já famoso por reunir apaixonados pelo tubérculo mais democrático do mundo. Da tradicional batata frita, à batata com farofa e charque assado e à pizza napolitana com massa à base de batata, as opções foram diversas e ao todo, levaram mais de 2 toneladas de batata em 2,7 mil refeições vendidas pelos 8 restaurantes participantes ao longo de três dias de evento.

O Secretário de Turismo, Cultura e Desporto Rafael Castello Costa destaca o sucesso do evento que reuniu mais de 6 mil pessoas. “O Festival Gastronômico da Batata é uma homenagem aos produtores e a força econômica do Município, que é um dos maiores produtores de batata do país. O evento impulsiona o comércio, promove a indústria alimentícia e envolve diversos setores que movimentam a cidade e fortalecem a gastronomia”, destaca Rafael.

A Batata em São Chico
O Festival Gastronômico da Batata foi pensado para valorizar a batata, considerando principalmente que São Francisco de Paula é um dos maiores produtores no país do tubérculo. O evento já atraiu milhares de turistas em suas quatro edições e serviu milhares de pratos à base de batata.

A batata movimenta anualmente R$ 600 milhões/ano no município, gerando ao todo mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos de acordo com a Secretaria de Agricultura. Ela é o terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. Estima-se que 1 bilhão de pessoas consomem batata diariamente. A produção anual em São Chico é de 150 mil toneladas/no, no mundo, supera 330 milhões de toneladas e, segundo pesquisadores, a batata é uma das armas mais importantes para a humanidade no combate à fome no planeta.