Canela,

2 de julho de 2024

Anuncie

Grupos reflexivos em Canela buscam reduzir violência contra mulheres

Compartilhe:

Foto: Divulgação.

Em Canela, estão sendo realizados grupos reflexivos tanto para homens quanto para mulheres, com o intuito de abordar questões relacionadas à violência de gênero. No próximo dia 3 de julho, será iniciado mais um grupo masculino, aberto à comunidade local.

O foco principal é direcionado aos homens que estão envolvidos em casos de agressão contra mulheres, especialmente aqueles que possuem medidas protetivas de urgência conforme previstas na Lei Maria da Penha. Enquanto os homens são intimados a participar, as mulheres são convidadas.

Joci Rodrigues, assistente social da Casa Vitória em Canela, relata que, em dois anos, houve três homens reincidentes que tiveram medidas protetivas solicitadas contra eles por duas ou três mulheres cada um, no mesmo período. Ou seja, cada um desses homens vitimou múltiplas mulheres em um curto espaço de tempo, evidenciando a gravidade e a repetição do comportamento abusivo.

Os encontros, que ocorrem a cada 15 dias às 18h no CIDICA, são conduzidos pela assistente social Silvia Cristina Ferreira, capacitada através de um curso específico oferecido pelo judiciário. Essas iniciativas são promovidas pela Vara de Família da Comarca de Canela, através da Juíza Simone Chalela, com o apoio da Polícia Civil, Brigada Militar, OAB, Casa Vitória e Prefeitura de Canela.

Os grupos destinados aos homens agressores representam uma abordagem eficaz na redução de casos de violência contra mulheres. Silvia Cristina ressalta que o objetivo central do projeto é reduzir a reincidência nos casos de violência doméstica por meio de encontros reflexivos com homens que foram autores desses atos.