Durante Sessão Ordinária desta segunda-feira, 1º, o vereador Luciano Melo apresentou aos colegas um Projeto de Lei Sugestão, onde solicita ao Poder Executivo a implantação do “Programa de Educação Empreendedora nas Escolas Municipais do município”.
Segundo Melo, a palavra “empreendedorismo” geralmente é associada à capacidade de criar e gerir empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso, gerar emprego, renda e riqueza. Mas empreendedorismo vai muito mais além do que tudo isso; pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo.
“O Programa de Educação Empreendedora tem como objetivo instigar os alunos a desenvolverem o comportamento empreendedor e promover a ecossustentabilidade, a ética, a cidadania, a cultura da inovação, a cooperação, e o plano de negócio”, lembrou Luciano.
No Projeto de Lei Sugestão o vereador incluiu ações para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, para estimular a implantação de práticas educacionais que congregue a comunidade escolar através de inovações e projetos que explorem ideias de negócio, além claro de fomentar a capacidade de gestão e inovação.
Além disso, Melo ressaltou que o Programa terá previsto em lei a oportunidade de celebrar parcerias com órgãos federais, estaduais e entidades da sociedade civil organizada pública ou privada para alavancar ainda mais esta ação.
Texto: Câmara de Vereadores/Divulgação