Inicia nesta segunda-feira (5) a execução do serviço de recapeamento asfáltico para nivelar o trecho de 420 metros localizado nas imediações do quilômetro 23 da ERS-115, em Três Coroas. O serviço será executado pela Construtora e Pavimentadora Pavicon, vencedora da disputa pública.
As equipes realizarão a fresagem, os ajustes nos desníveis e a aplicação de uma nova camada asfáltica para garantir a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam pela região. A previsão é concluir a obra e a sinalização horizontal em até três dias para evitar transtornos aos motoristas.
Devido à presença de trabalhadores e maquinários na pista, parte do segmento da rodovia será interrompido, deixando o trânsito provisoriamente em meia-pista e com fluxo de veículos intercalado. Por causa disso, a EGR alerta os motoristas para que respeitem a sinalização de trânsito e os limites de velocidade.
Movimentação do solo
Em decorrência das fortes chuvas ocorridas nos meses de maio e junho, o local sofreu um adensamento do aterro. Essa condição é recorrente em períodos de precipitação elevada, devido à presença de uma camada de solo coluvial — tipo de solo instável, formado pelo acúmulo de fragmentos de pedras e terra na base de morros e encostas. Quando ocorre um volume elevado de precipitação, o colúvio tende a se movimentar, causando danos à infraestrutura, como o assentamento do pavimento e a deformação do leito da estrada.
Reconstrução da ERS-115
A EGR concluiu a pavimentação asfáltica do trecho de 70 metros no quilômetro 25 da ERS-115, em Três Coroas, que foi destruído pelas fortes chuvas ocorridas em maio. Para a construção do talude e do aterro, foi necessário o preenchimento de 14 mil metros cúbicos de material rochoso e a pavimentação completa da via.
No quilômetro 38 da ERS-115, em Gramado, as equipes trabalham para reconstruir um talude às margens da rodovia. As ações estão concentradas para restaurar parte da área atingida e garantir uma trafegabilidade segura aos usuários. A conclusão da obra está prevista para agosto e o trânsito no local funciona normalmente, apenas com interrupções pontuais durante a execução da obra.