Canela,

3 de dezembro de 2024

Anuncie

35ª Oktoberfest de Igrejinha abre com superação e shows nacionais

Compartilhe:

Foto: Diego Soares

Após enfrentar desafios da enchente de maio, evento celebra cultura e tradição com casa cheia e show de Jorge & Mateus no primeiro dia.

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha começou nesta sexta-feira (11) com o Parque de Eventos Almiro Grings lotado. A solenidade de abertura reuniu autoridades locais, uma comitiva alemã, e destacou o espírito comunitário da cidade, conhecida como a Capital Estadual do Voluntariado. A festa, que vai até o dia 20 de outubro, celebra a superação dos danos causados pela enchente de maio, reafirmando a força da comunidade.

Durante seu discurso, Egon Wallauer, presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), refletiu sobre os desafios enfrentados em 2024. “Diante da enchente de maio, 2024 deixou algumas experiências não tão positivas”, disse, explicando que foi necessário pedir ajuda de todas as regiões do Brasil e até da Alemanha. “Ao mesmo tempo, o ano nos trouxe muitas experiências de aprendizado, compaixão e resiliência”, acrescentou, agradecendo a todos que tornaram o evento possível.

Falcon Jost, vice-presidente da Amifest, destacou o tema da edição, que celebra os 200 anos da imigração alemã. “É momento de celebramos as nossas vidas, a comunhão entre amigos, a união da comunidade e um marco histórico, que foi a chegada dos nossos imigrantes alemães em 1824, completando 200 anos de muito trabalho e perseverança”, disse Jost.

As soberanas da festa, Rainha Roberta Klein e as princesas Tainá dos Santos e Daniela Coitinho Hachenher, expressaram a alegria pelo início das festividades. “Esse momento foi tão aguardado por todos nós e está começando mais um lindo capítulo na história da nossa grande festa”, exclamou Daniela. Tainá lembrou das dificuldades enfrentadas após a enchente, dizendo que “graças à união de todos, nosso parque foi revitalizado para que hoje pudéssemos estar aqui celebrando o início de mais uma festa”.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, também ressaltou a importância da superação. “Dois de maio de 2024 é um dia que nenhum igrejinhense esquecerá mais ao longo de sua história. Se aquele dia marcou um capítulo difícil, hoje, dia 11 de outubro, representa a mudança desse capítulo”, afirmou.

A noite de abertura também contou com um show da dupla sertaneja Jorge & Mateus, que animou o público com sucessos antigos e novos hits. Além disso, foi inaugurada a exposição “Da mulher imigrante à mulher soberana”, que homenageia a história das mulheres que contribuíram para a construção da festa.

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha segue até 20 de outubro, oferecendo uma ampla programação cultural, gastronômica e musical.