Canela,

23 de fevereiro de 2025

Anuncie

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – FINAL DE ANO CHEGANDO PRECISAMOS DEFINIR NOSSAS PRIORIDADES

Compartilhe:

Caro leitor, o natal e o ano novo já batem a porta, as festas já estão com suas datas marcadas, os presentes, a roupa nova, enfim é uma infinidade de coisas que acabamos gastando, sempre com a expectativa que o ano que vem será melhor. Mas a única certeza que temos é que a conta vem, então se não aproveitarmos essa época que a economia estará aquecida com o 13º salário, podemos perder mais uma vez essa oportunidade.

Ter uma renda extra ao final do ano pode nos ajudar na proteção e organização da saúde financeira, seja cobrindo gastos ou organizando as prioridades. A renda extra na época de festas também pode ajudar na criação de um novo negócio, uma reserva financeira ou para realizar aquele sonho que está no papel há anos.

A maioria dos brasileiros usará o dinheiro extra para pagar dívidas, o problema não é a simples falta de dinheiro, mas a consciência que é necessário se educar financeiramente e acabar com o ciclo vicioso.

Em um momento que as emoções estão a flor da pele, após um ano que talvez seja impossível ser esquecido pelos gaúchos, pelo impacto financeiro da perca com as chuvas, as prioridades precisam estar muito claras, talvez para muitos seja recomeçar. Nós da Serra Gaúcha perdemos empresas e muitos postos de trabalho pela falta do turista, talvez a prioridade do empresariado seja tomar a decisão de fechar ou abrir novas portas, o que vai exigir coragem e racionalidade, afinal quando estamos falando de finanças precisamos ser racionais.

Colocar na ponta do lápis o que você deseja para o próximo ano pode ser muito complexo, então faça aquilo que já falei diversas vezes, inicie com um pequeno passo, planeje e organize o que você vai quer fazer na próxima semana, depois na próxima quinzena, quando perceber vai ter desenvolvido habilidades e competências para planejar o seu ano de olhos fechados.

Priorize aquilo que vai lhe dar condições de evoluir, de crescer e se desenvolver a cada dia, muitas vezes optamos pelo que é mais simples e fácil e não o que seria o correto. O futuro é o que está sendo construindo no agora. Pense nisso!