Nesta quarta-feira (20/11), em Gramado, tem início a 13ª edição do Seminário Estadual da Polícia Civil. Com o tema “Segurança Pública, Saúde e Meio Ambiente: Polícia Civil no contexto das catástrofes climáticas – Superação e Perspectivas”, o evento ocorre na Expogramado e conta com a participação de cerca de 550 policiais, entre delegados e agentes.
Diversos painéis e exposições serão realizados ao longo dos dias 20, 21 e 22, com temas de relevância ao trabalho policial, abordando tópicos como tecnologia, homicídios, saúde pública, direitos humanos, entre outros.
Durante o primeiro dia de evento, foram apresentados os painéis:
“Justiça, Cidadania e Direitos Humanos na Catástrofe de Maio de 2024”
Painelista: Fabricio Guazzelli Peruchin, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do estado do Rio Grande do Sul.
Mediador: Del. Pol. Christian Nedel, Diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV).
“O Papel das Instituições nas Mudanças Climáticas”
Painelista: Dr. Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul.
Mediadora: Del. Pol. Vanessa Pitrez de Aguiar Correa, Diretora do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
“Os Desafios de Brumadinho e o Trabalho Integrado das Forças de Segurança Pública”
Painelistas: Del. Pol. Letícia Baptista Gamboge Reis, Delegada-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais; Dr. Thales Bittencourt de Barcelos, Médico Legista e Superintendente da Polícia Técnico-Científica de Minas Gerais; Ten-Cel Josias Soares de Freitas Júnior, Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Mediador: Cel. Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Para o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, o XIII Seminário é um marco na história da Polícia Civil, sendo especialmente simbólico após as catástrofes climáticas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, e contando com o maior número de participantes até o momento: cerca de 550 presencialmente e 200 de forma on-line.
Além disso, referiu a coincidência do evento com o Dia da Consciência Negra, um dia para celebrar a resistência de um povo que é exemplo de superação e resiliência. Para o Chefe, “não há dúvida de que a Polícia Civil hoje, depois de toda a superação e esforço que exigiu de nós, é uma instituição muito mais coesa, forte e determinada do que era antes das tragédias climáticas”.
A abertura oficial do XII Seminário da Polícia Civil contou com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Mário Ikeda; do Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; da Presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputada Eliana Bayer; do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz; do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Fabricio Peruchin; do Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; do secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, Tiago Procopio, representando a Prefeitura de Gramado; demais autoridades, delegados, agentes policiais e convidados.
O XIII Seminário Estadual da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia, Divisão de Comunicação Social, Academia de Polícia Civil e conta com o patrocínio de: Banrisul; Detran RS; Saúde Pas Medicina e Odonto; Servicoop; Farsul; Ugeirm; Sinpol/RS; ACP/RS; Wecom; Dígitro; Kenta; Gran Legado Vinhos e Espumantes; Glock; Techbiz; Cellebrite; Inspect; Cognyte; ABX Telecom; e realização da Associação dos Comissário de Polícia do estado do Rio Grande do Sul.
Confira a programação completa do evento NESSE LINK.
Informações – Polícia Civil RS