A Polícia Civil tem como programa oficial o Papo de Responsa, que busca a prevenção da criminalidade entre os jovens, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de paz e cidadania. O programa tem como foco a educação e a conscientização, buscando engajar os adolescentes em atividades que estimulem o respeito, a responsabilidade e a reflexão sobre os impactos negativos da violência e do envolvimento com o crime.
O Comissário Mauricio Viegas e a Inspetora Silvia Berro, policiais civis de Canela, levaram o Papo de Responsa a todos os municípios da 2ª Região Policial do Interior, composta pelas cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Picada Café, Rolante, Riozinho e Taquara. Durante o ano de 2024, foram realizados pela dupla de policiais o número de 86 encontros do Papo de Responsa, atingindo a marca de 7.978 alunos, principalmente em escolas. O programa inovou também ao ser realizado na Aldeia Tekoá Kurity (Guaranis) de forma pioneira.
Ao longo de oito anos do Programa Papo de Responsa em todo o Estado , cerca de 200 policiais multiplicadores foram capacitados pela Acadepol da PCRS, por policiais civis do RS e pelo idealizador do Programa, Inspetor de Polícia da PCRJ, Beto Chaves. Como resultado disso, o Papo de Responsa chegou a mais de 450 mil pessoas alcançadas em todo Estado do Rio Grande do Sul.




