Após alerta de ciclistas, operação resgata animal, que posteriormente o reuniu com seu tutor em Gramado.
Na manhã do último sábado (19), o Corpo de Bombeiros de São Francisco de Paula efetuou o resgate de um cachorro encontrado preso em um duto de 9 metros de altura, situado na barragem dos Bugres, área desativada há quase um ano. A operação teve início após o contato de dois ciclistas que, ao passarem pela via entre São Francisco de Paula e Três Coroas, ouviram os sons emitidos pelo animal e comunicaram o fato aos bombeiros.

A equipe de resgate, composta por bombeiros municipais, realizou a descida vertical até alcançar o duto horizontal que liga a comporta ao Rio Paranhana. No local, o cachorro foi encontrado com um ferimento em uma das patas e em condição debilitada, após permanecer por um período no fundo do duto, que apresentava cerca de 80 cm de água. De acordo com o bombeiro Eron Pessoa, participante da ação, o resgate ocorreu sem dificuldades significativas.
O cão apresentava sinais de desidratação e ferimentos. Após o resgate, foi encaminhado ao quartel dos bombeiros e, posteriormente, recebeu atendimento veterinário. O animal ficou sob os cuidados da Prefeitura de São Francisco de Paula para acompanhamento de sua recuperação.
No domingo, um homem da cidade de Gramado procurou o Departamento Animal do município, informando ser o proprietário do cachorro resgatado. Ele relatou a possibilidade de o animal ter sido roubado de sua residência, pois dificilmente teria como fugir, e tomou conhecimento do ocorrido pela divulgação na imprensa e redes sociais.
Após a apresentação de documentos e o reconhecimento do animal, que demonstrou alegria ao reencontrar o homem, o cachorro foi entregue ao seu proprietário. O Departamento Animal registrou o encontro com fotos e cópia dos documentos.