A professora Márcia Adriana de Carvalho destacou a importância da equidade como princípio das novas gestões públicas de educação
O Campus Universitário da Região das Hortênsias recebeu a professora Márcia Adriana de Carvalho, especialista em gestão pública para uma palestra sobre “Gestão Pública Municipal da Educação: o começo de um novo ciclo, expectativas, tensões e relações”, na terça-feira, 15 de abril. O encontro reuniu gestores e profissionais de secretarias municipais e coordenadoria regional de educação para uma reflexão em relação aos desafios e perspectivas da área.
Segundo a professora, é essencial que diferentes áreas da gestão pública trabalhem juntas para encontrar soluções mais completas e eficientes para a educação. Ela também destacou que as gestões precisam ir além dos muros da escola, investindo em planejamento estratégico, inovação pedagógica e formação continuada dos profissionais da área.
De acordo com Márcia, o maior obstáculo das novas gestões educacionais é trabalhar sob a perspectiva da equidade. “Tanto para a aprendizagem das crianças, dos estudantes, dos jovens e adultos ao longo da vida, quanto a equidade às escolas como um todo e às comunidades escolares. Além da formação de professores, suporte de infraestrutura, formação continuada não só dos professores, mas também da comunidade escolar. O desafio é trabalhar com equidade. Ou seja, dar as condições na medida em que cada um precisa e não a mesma coisa para todos”, ressaltou.

Professor Délcio Agliardi entregando uma lembrança da universidade para a professora Márcia Adriana de Carvalho