Canela,

25 de abril de 2025

Anuncie

Festival Cultural Kaingang reúne mais de 200 pessoas em celebração à cultura indígena em Canela

Compartilhe:

crédito: Inventário Audiovisual

Programação contou com trilhas, danças, rodas de conversa e debate sobre direitos dos povos originários; Jogos Indígenas seguem até sábado com entrada franca

O Festival Cultural Kaingang reuniu cerca de 220 pessoas entre segunda e terça-feira na Floresta Nacional de Canela, em dois dias de atividades voltadas à valorização e à troca de saberes entre povos indígenas e não-indígenas. Participaram crianças da rede escolar, estudantes universitários (UFRGS, UERGS e Univates), pesquisadores, servidores da Funai, Sesai, ICMBio, além de visitantes, apoiadores e membros das aldeias Tekoá Kurity (Mbya Guarani, de Canela) e Xokleng Konglui (São Francisco de Paula).

Entre as ações promovidas estiveram trilhas com ensinamentos sobre ervas medicinais, oficinas de língua kaingang, visita à escola bilíngue e ao museu do ICMBio, contação de histórias, apresentações de danças xokleng e kaingang, coral guarani, exibição de filmes e rodas de conversa em torno da fogueira. A alimentação típica também fez parte da imersão cultural.

Um dos momentos de maior destaque foi o debate realizado na terça-feira sobre temas como o Marco Temporal, os Acordos de Convivência em áreas de sobreposição — como as Unidades de Conservação —, além da Educação e Saúde indígenas. A mesa contou com a presença de caciques de três etnias, pesquisadores, professoras universitárias e representantes da SESAI.

A programação indígena na Floresta Nacional de Canela segue nos próximos dias com os Jogos Indígenas, que acontecem de quinta a sábado (das 10h30 às 17h), na aldeia Kaingang Kogunh Mág. Com entrada gratuita também para o público não-indígena, a competição reúne modalidades tradicionais como arremesso de lança, corrida com tora, bocha chata, arco e flecha, cabo de guerra, além de partidas de futebol masculino e feminino.

O evento ocorre na sede da Flona de Canela, localizada na Rua Otaviano Pires Amaral, 5000, bairro Ulisses de Abreu.